O final de semana foi de atletismo em Angra dos Reis. Desde sexta-feira, 10, a domingo, 12, foi realizada uma série de eventos, promovida pela Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (Farj) em parceria com a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Esportes e Lazer, como o I Seminário de Atletismo e o Circuito Fluminense de Corrida Rústica e Caminhada.
O seminário, que aconteceu no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na sexta-feira, 10, às 18h, contou com a participação de 70 profissionais do esporte, entre professores de educação física e atletas e foi ministrado pelo campeão mundial de revezamento 4x100, Nelson Rocha; pelo professor universitário, campeão carioca de lançamento de martelo e vice-presidente da Federação de Atletismo, José Cláudio; pela campeã brasileira de salto em altura, Liliana Adiers; e pelo árbitro internacional, Jorge Pereira Rodrigues.
O presidente da Farj, Carlos Lanceta, foi quem abriu o evento e agradeceu o apoio do prefeito Tuca Jordão, representado no local pela primeira-dama Alessandra Jordão, e falou sobre o projeto de interiorização do atletismo no estado.
“Angra está sediando a oitava jornada do projeto, que já percorreu outras cidades e ainda vai acontecer em Cabo Frio e Niterói. Nossa intenção é capacitar os profissionais de Educação Física ao mostrar-lhes as novidades do atletismo e como trabalhar em suas escolas sem os equipamentos convencionais. Queremos mostrar que é possível fazer atletismo em qualquer lugar”, explicou ele, contando ainda que, com o projeto, a Farj atinge cinco vertentes: os profissionais, as atividades não convencionais, atividades com crianças, corrida rústica e doação de alimentos.
O secretário de Esportes e Lazer, Daniel Santiago, falou sobre a importância do esporte.
“O esporte é a maior ferramenta de inclusão, e o atletismo, de uma maneira geral, é praticado pelas pessoas mais humildes. Com o seminário, queremos oportunizar a capacitação dos profissionais das diversas modalidades e, também, a organização de eventos esportivos”, frisou ele.
Já no sábado, 11, os inscritos no seminário puderam participar do workshop, que aconteceu no Estádio Municipal, onde os profissionais tiveram ensinamentos práticos do atletismo e atividades não convencionais, pela manhã, e, à tarde, cerca de 220 crianças participaram do miniatletismo, com diversas modalidades, como salto em distância e em altura, arremesso de peso, corrida e outras. As atividades foram dirigidas pelos professores Edneida Freire e Edgar Martins e crianças do Programa de Esportes para Crianaças (PEC), da Secretaria de Esportes e Lazer; do Projeto Gol Social, da Secretaria de Ação Social e da Casa Abrigo também participaram.
Domingo de corrida e caminhada
Para encerrar a programação, o último evento foi a oitava de 10 etapas do Circuito Fluminense de Corrida Rústica e Caminhada, que foi realizada na Praia no Anil e contou com 230 inscritos.
A principal prova foi a corrida de 5 km, onde os corredores foram até o Colégio Naval e retornaram, e outros caminharam até os Correios, com a distância de 2 km.
O destaque da prova ficou com a equipe Pé de Vento, de Petrópolis, que levou os três primeiros lugares masculinos e o primeiro feminino: 1º - Antônio Ribeiro Barbosa Filho (campeão sul-americano de cross country 4km e campeão estadual carioca adulto 10.000m), 2º - Gilberto Silvestre Lopes (ouro na Copa do Brasil de Cross Country juvenil e vice-campeão sul-americano de cross country), 3º - Claudio Sebastião Pereira Cruz (campeão maratona internacional do Rio de Janeiro e da Meia Maratona de Goiânia) e Jéssica Ladeira Soares (campeã estadual do Rio de Janeiro nos 3.000m menor e primeira colocada do ranking nacional deste ano).
O secretário de Esportes e Lazer, Daniel Santiago, contou que está em negociação com a Farj para que, em 2011, a primeira etapa do Circuito Fluminense de Corrida Rústica e Caminhada aconteça na Corrida dos Santos Reis, que tradicionalmente ocorre no dia 6 de janeiro.
“Seria muito bom para o município para dar visibilidade à nossa corrida e compensaríamos o ano passado, quando não aconteceu a corrida devido às chuvas e deslizamentos de terra”, explicou o secretário.
O vereador Jorge Eduardo marcou presença no evento e premiou os vencedores, e o presidente da Fundação de Saúde (Fusar), Fernando Argôlo, e a presidente interina na TurisAngra, Amanda Salazar, participaram da corrida.
O evento contou também com uma prova de participação para as crianças e adolescentes até 16 anos, e vale ressaltar a inclusão de deficientes visuais na corrida.
“Foram cinco deficientes visuais, do CAP, que, com guias, correram e deram um show no percurso”, contou a subsecretária de Esportes, Juliana Dayube.
Atletismo no final de semana em Angra
Eventos como seminário para profissionais e Circuito Fluminense de Corrida agitaram o final de semana