A equipe da disciplina Projeto de Restauração, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), esteve em Angra no dia 20, e junto com a Prefeitura de Angra, Fundação Cultural (Cultuar) e Fundação de Turismo (TursiAngra) realizou a primeira visita técnica, com moradores locais, para fazer mapeamento de danos e pré-projetos em alguns imóveis da localidade.
Cerca de 20 pessoas compareceram à reunião realizada na tenda localizada ao lado da igreja da Vila Histórica, Nossa Senhora do Rosário, sendo oito delas, proprietários de imóveis.
O objetivo da reunião foi ouvir proprietários de imóveis privados da região para apresentar o acordo de cooperação técnica, que está sendo realizado com a escola de arquitetura e urbanismo da UFF e a prefeitura, que resultará em um inventário dos Bens Históricos Edificados da região.
Estiveram presentes proprietários, representantes e familiares de oito imóveis privados, o assessor de Fomento de Captação de recursos, Joelton Conte, e a assistente de Produção, Martha Myrrha, ambos da Cultuar, a arquiteta Andressa Pazianelli, da TurisAngra e o historiador Francimar Pinheiro.
Na visita foi aplicado um questionário de sondagem de imóveis privados, e o grupo decidiu que serão produzidos mapeamentos de danos e pré-projetos de arquitetura em alguns imóveis, os que tiverem mais necessitados de intervenções urgente. A equipe também estenderá os trabalhos para a Freguesia de Santana, Ilha Grande e um imóvel no Centro de Angra dos Reis. A equipe da UFF já esteve na cidade em maio, onde realizou visitas a alguns imóveis que necessitam de intervenções, como o convento São Bernardino de Sena e a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis.