Prefeitura lança Concurso Natal Luz e Arte

As quatro melhores árvores confeccionadas com garrafas PET serão premiadas

Quinta-Feira, 07/10/2010 | .

Com os objetivos de resgatar o espírito natalino, incentivar a integração das comunidades, estimular a criatividadde, decorar a cidade e preservar o meio ambiente, a Prefeitura de Angra lançou esta semana o Concurso Natal, Luz e Arte. As comunidades de Angra vão confeccionar árvores de Natal com garrafas PET, sendo premiadas as quatro melhores.


O projeto é realizado pela Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, através da  Subsecretaria de Parques e Jardins e Intervenções Urbanas, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação Ciência e Tecnologia, além da Fundação de Cultura de Angra (Cultuar).


As árvores contruídas com o material reciclável ficarão expostas nos trevos ao longo da Rodovia Rio-Santos nos bairros do Ariró, Garatucaia/Cantagalo, Monsuaba, Jacuecanga, Camorim, Sapinhatuba, Japuíba (Denit), Belém/Ribeira, Bracuí, Frade, Centro, Vila Histórica e na praça do Provetá, na Ilha Grande.  A subsecretária de Parques e Jardins e Intervenções Urbanas, Elizabeth Brito, lembra que o concurso já foi realizado em 2007 com grande sucesso e explica que este ano a prefeitura quer envolver as lideranças religiosas para que sejam realizadas celebrações nas comunidades que participam do concurso, promovendo maior integração comunitária.


"O concurso já provou que atende o objetivo de preservação ambiental, pois em 2007 foram utilizadas 120 mil garrafas PET que deixaram de poluir o meio ambiente. Com isso, colocamos em prática a política de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo. Porém, este ano queremos ir além, promovendo o espírito natalino em nossa cidade. Por isso, estamos convidando as lideranças religiosas a participarem conosco deste projeto envolvendo a comunidade, não apenas na confecção das árvores, mas também na realização de atividades culturais com temas fraternos. Essas atividades, que serão apresentadas no período de 14 a 20 de dezembro, quando será feita a avaliação das árvores, também contarão pontos no concurso", explicou a subsecretária.


Ela também ressaltou que a doação das garrafas PET pela população é fundamental para o sucesso do concurso. Em parceria com a Festa Internacional de Teatro de Angra, através da Fitinha que ofecere ingressos aos alunos das escolas municipais para as peças infantis, já estão sendo recolhidas garrafas. Mas Elizabeth reforça aos pais que a doação não para com o encerramento da Fita, e as crianças devem continuar levando as garrafas para a escola. Quem quiser doar diretamente à Subsecretaria de Parques e Jardins e Intervenções Urbanas deve ligar para (24) 3369-6978 e agendar a entrega.


Serão premidas as quatro melhores árvores, oferecendo às comunidades que participaram do concurso, através de um grupo de até 20 pessoas. A premiação, que será realizada durante a programação do aniversário da cidade, em 6 de janeiro, consiste nos seguintes pacotes de viagens: um final de semana em Gramado/RS para o primeiro colocado; em São Lourenço/MG para o segundo; em Poços de Caldas/MG para o terceiro; e em Penedo/RJ para o quarto; além de um passeio à Ilha Grande para os que ficarem da quinta à décima colocação.  A comissão julgadora será composta por cinco pessoas convidadas pela Prefeitura de Angra, que não tenham vínculo com a administração municipal. As normas do concurso estão previstos no Decreto Nº 7.609 publicado na edição 281 do Boletim Oficial do Município de Angra dos Reis, de 1º de outubro de 2010.

Secretarias relacionadas: