O Monte Castelo, em Angra dos Reis, terá as suas ruas sinalizadas com placas de mosaico. Este é o resultado do curso promovido pela Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos, através da Subsecretaria de Parques e Jardins e Intervenções Urbanas, que propôs aos alunos não apenas o aprendizado da técnica, mas a confecção de peças que fossem de uso comunitário. A formatura das 14 pessoas que concluíram o curso está prevista para a próxima segunda-feira, dia 18, às 14h. no Centro de Inteligência e Cidadania (CIC), localizado na Rua 15, S/N- Monte Castelo.
O espaço foi criado no bairro pela Prefeitura para a realização de assembleias, reuniões, palestras, oficinas e atividades culturais, promovidas pelas secretarias municipais e comunidade em geral. O local também abriga diferentes setores do Serviço Público municipal, assim como a associação de moradores. No CIC, além do mosaico, já foi realizado o curso de jardinagem para 350 pessoas, entre outros.
A proposta do curso de mosaico é introduzir uma de suas técnicas básicas, despertando o interesse para um futuro aprofundamento da arte. Mas, de acordo com a subsecretária de Parques e Jardins e Intervenções Urbanas, Elizabeth Brito, esse objetivo foi além com a confecção das dez placas de sinalização das ruas do bairro, envolvendo a população num projeto de cidadania.
"Com uma carga horária de dez horas, proporcionamos um curso básico de mosaico como a instalação direta. Porém, queríamos que a comunidade se envolvesse e propomos que não fossem feitas peças aleatórias. Propomos que elesconfecionassem as placas indicativas das ruas do bairro, já que os alunos são prioritarimente do Monte Castelo. Além disso, sabemos que o curso tem o papel de gerador de emprego e renda", disse a subsecretária, adiantando que os cursos terão continuidade e já existe um projeto para uma próxima fase do curso de mosaico.