Quinta-feira teve noite de estreia na Fita

"Gimba, o presidente dos valentes" empolgou os espectadores

Sexta-Feira, 15/10/2010 | .


A noite de quinta-feira, 14, foi de estreia na Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita).  A peça “Gimba, o presidente dos valentes”, escrita por Gianfrancesco Guarnieri e dirigida por Caíque Botkay, teve ótima recepção do público, sendo muito aplaudida no final. No elenco, cinco atores de Angra dos Reis, que foram escolhidos por uma oficina realizada na cidade, o Atelier da Fita.

A história gira em torno de Gimba, um malandro que acaba ganhando a fama de bandido perigoso e que, depois de três anos, resolve voltar para o morro no Rio e cai nos braços da mulher que deixou, Guiomar. Apesar do protagonismo do malandro, a peça também mostra a realidade humilde e sofrida dos moradores e as dificuldades do cotidiano. O diálogo entre um rapaz e um velho compositor de sambas transmite esse tom: “Canta aí para gente, para alegrar nossa noite!”, diz o jovem, ao que o senhor retruca: “Cantar para quê? A alegria aqui no morro tem vez?”.

Entre os atos, pequenos números musicais, ao som do samba, são realizados, com os atores devidamente vestidos de paletós e calças brancas. Os números agradaram aos espectadores, que aplaudiram cada apresentação.

Depois de muita conversa, o casal Guiomar e Gimba resolve fugir do país, com sonhos e o futuro planejado, mas uma conjunção de fatos pode impedir a realização dos desejos deles.

Secretarias relacionadas: