Angra começou pesquisa para combate à dengue

Trabalhos para o cálculo do LIRA estão sendo feitos em toda a cidade

Terça-Feira, 19/10/2010 | .


A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Fundação de Saúde (Fusar), está fazendo o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) para quantificar os índices do mosquito Aedes aegypti (que transmite a dengue) em toda a cidade. A pesquisa começou na segunda-feira, dia 18, e terminará no dia 22, com o objetivo de definir as estratégias de controle do vetor (mosquito), de acordo com a realidade de cada localidade. Estão envolvidos 105 profissionais da Fusar, entre os que estão atuando em campo e os indiretos.

Segundo o diretor de Vigilância Ambiental, Leonardo Almeida, serão considerados “os principais depósitos com larvas do mosquito que forem encontrados e o comportamento da população no que se refere ao cuidado com suas residências”, entre outros.

Os bairros que estão sendo trabalhados atendem aos critérios definidos pelo Ministério da Saúde, que recomenda uma amostra de 20% das residências incluídas. A identificação das larvas do mosquito será feita pelo Laboratório Municipal de Entomologia, assim como, ao término do levantamento, fará a divulgação do índice geral do município, relativo à infestação do Aedes aegypti. O cálculo do índice será feito em um sistema, fornecido pelo Ministério da Saúde, após a análise de todas as amostras de larvas que forem enviadas ao Laboratório de Entomologia.

Secretarias relacionadas: