Empresários empolgados com Caminhos do Sabor

Mais de 40 estabelecimentos do setor gastronômico já participam dos treinamentos

Sexta-Feira, 29/10/2010 | .

 

O projeto Caminhos do Sabor – A união faz o destino, desenvolvido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Ministério do Turismo, com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da TurisAngra, está preste a encerrar a sua última etapa, a quinta, em Angra dos Reis, com a realização de treinamentos voltados para os empreendimentos do setor gastronômico. Implementado na cidade em agosto de 2009, o programa já promoveu a formação de um Grupo de Governança, realizou uma pesquisa de oferta e demanda nos restaurantes da região, sendo entrevistados 67 consumidores, entre turistas e angrenses e 30 empresas do ramo, nas três primeiras etapas.


Nas duas seguintes, as consultoras do projeto estimularam em conjunto com os empresários a elaboração de um plano de ação voltado ao desenvolvimento da competitividade local, expuseram os resultados da pesquisa, promoveram reuniões técnicas individualizadas, numa espécie de consultoria a cada estabelecimento, e mais recentemente, de 25 a 28 de outubro, treinamentos de qualificação com ênfase nos temas: “Melhoria do atendimento e a relação entre turismo e gastronomia” e “Segurança dos alimentos e implementação de boas práticas na empresa”. As oficinas foram realizadas no Senac Angra, no Balneário, em dois horários, manhã e tarde, com uma grande participação de proprietários e funcionários de bares e restaurantes, cerca de 50 pessoas. Nesta quinta feira, 28, o presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa, foi prestigiar a aula e fez questão de parabenizar e agradecer aos empresários e trabalhadores do setor gastronômico por apostarem no projeto.


A presença de vocês aqui demonstra um grande interesse pela qualificação, visando à melhoria cada vez maior para um serviço de excelência, não só para os turistas, mas também para os moradores de Angra. O aprendizado que vocês estão tendo e as experiências positivas no Brasil que os consultores estão dando, são oportunidades únicas. Devemos muito agradecer ao Ministério do Turismo e à Abrasel por terem implementado o projeto Caminhos do Sabor em Angra, pois nele, com certeza, teremos em breve muitos reflexos positivos no processo de qualificação de nosso setor gastronômico”, disse Veníssius.


A última etapa do programa será entre os dias 15 e 17 de dezembro, última fase da quinta etapa, com a oficina “Gestão, geração e análise de indicadores de desempenho do negócio”, indicadores financeiros. Nesse período, os consultores também irão promover ações voltadas para estimular a aplicação continuada de treinamentos, através de metodologia de ensino com vídeo-aulas, e para a melhoria da apresentação e promoção das empresas. Segundo as consultoras do projeto, as visitas técnicas aos restaurantes, onde foram dadas orientações individuais aos empresários, devem ser seguidas seriamente, pois oportunidades como essas, de consultorias personalizadas, não saem baratas quando pagas. Cada consultoria custaria em torno de R$ 10 mil. E todas elas foram financiadas pelo Ministério do Turismo, sem nenhum custo para empresários. Em breve o projeto Caminhos do Sabor estará sendo implementado, com oficinas de capacitação, para bares e restaurantes da Ilha Grande. Os cursos serão realizados na Praia de Bananal. Maiores informações na TurisAngra, nos telefones (24)33677789 ou (24) 3369-7708.

Secretarias relacionadas: