Fusar combate a dengue no Areal e Nova Angra

Bairros registraram os maiores índices do município. Trabalho visa à prevenção para o verão

Sábado, 30/10/2010 | .

Agentes de Vigilância em Saúde da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) realizaram neste sábado, dia 30, uma ação de combate à dengue nos bairros do Areal e Nova Angra. As atividades foram feitas durante a manhã e parte da tarde. Os bairros foram escolhidos porque registraram os maiores índices de focos da dengue no município, no Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Lira), feito pela Fusar. No entanto, de acordo com a fundação, os índices não são considerados de alto risco e o objetivo da ação foi somente o de dar continuidade ao combate e prevenção, visando principalmente o verão.

    A Fusar vem trabalhando continuamente para evitar a proliferação do mosquito. Os mutirões têm sido programados para os fins de semana, e bairros como Belém, Morro da Glória, Praia do Anil e Japuíba, que também registraram índices elevados em relação a outras localidades, também serão contemplados. Em média, 400 domicílios são visitados pelos agentes nos mutirões.

    Cerca de 20 agentes de Endemias e de Controle de Vetores participaram da ação no Areal e Nova Angra, que foi concentrada nos quarteirões onde havia maior quantidade de focos. O trabalho contou ainda com um carro fumacê e agentes com máquinas de fumacê presas às costas. A finalidade do fumacê é eliminar as espécies adultas existentes nos bairros.

    Outras atividades realizadas foram coleta de resíduos sólidos, que podem virar foco de mosquito, vedação de caixas d’água, borrifação de inseticida (diflubenzuron), que age nas larvas do Aedes aegypti, aconselhamento para a prevenção etc.

Secretarias relacionadas: