A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SECT), realizou nos dias 3 e 4 de novembro o I Congresso Municipal de Avaliação, com o tema “Avaliação: de diálogos a caminho”, no auditório do Colégio Naval.
O evento contou com a participação de cerca de 500 delegados, entre professores, pais e alunos da rede municipal de educação.
As discussões para a mudança no sistema de avaliação da rede tem sido alvo das discussões entre a comunidade escolar desde o início da gestão Tuca Jordão, quando a secretária de Educação, Luciane Rabha, iniciou o processo democrático para mudar o padrão de avaliação, que há mais de 10 anos não sofre alterações.
No congresso, a secretária Luciane Rabha representou o prefeito e afirmou que a importância do evento, não estava ligada à sua resolução, mas em reunir a rede para ouvir a problemática do entorno da concepção do sistema de avaliação a ser implantado.
“Estou emocionada, pois já participei de outros congressos, mas sempre quis discutir qual seria o melhor caminho. Eu sei que as discussões sempre foram quentes e polêmicas, mas quero parabenizar a todos, mas principalmente aos alunos presentes, que são os elementos principais no processo de ensino e aprendizagem”, enfatizou ela.
Apesar dos dois dias para a realização do congresso, as discussões sobre as Diretrizes para a Avaliação da Aprendizagem na Rede Municipal de Ensino não foram concluídas e, segundo a secretária Luciane Rabha, será marcada uma nova data para a continuidade dos trabalhos, no mesmo local, com a participação dos delegados representantes da Sect, escolas e creches municipais, entre outras instituições.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, Eliana Cavalieri, também esteve presente ao evento, além da subsecretária de Educação Neusa Fonseca.