Há 20 anos militando na cidade de Angra dos Reis, o Grupo de Consciência Negra Yla Dudu vai para a Praça Zumbi dos Palmares (Centro), no dia 19 de novembro, mostrar através da arte e reflexão, a grande importância da contribuição do negro na formação do povo brasileiro. O objetivo do evento também é reforçar as políticas públicas afirmativas e mostrar a necessidade de se combater o racismo ainda presente nos dias de hoje, nas mais diferenciadas formas.
Shows musicais, teatro, jongo e capoeira são as principais atrações da noite em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de outubro). Neste ano o evento acontecerá um dia antes do oficial, na sexta-feira, dia 19, a partir das 17h e só terminará de madrugada.. A Fundação Cultural de Angra (Cultuar) apoia totalmente o evento.
As atrações, todas coordenadas pelo Yla Dudu, prometem agitar a grande noite regada , que será regada a capoeira com os grupos Senzala, Congo e Abadá; hip hop do Quilombo do Campinho (Paraty), Jongo do Bracuí e da Gamboa, teatro com o espetáculo “Navio Negreiro”, da Cia. da Lua; debate sobre saúde da população negra com a doutoranda da Uerj, professora Magali e Joílson Júnior; e encontro de MPB com os artistas : Mariene, Etiópia, Délcio Bernardo, Jamaica e Vítor e Padilha e muitas outras atarções .
Toda a população está convidada. O dia da Consciência Negra foi criado para lembrar a resistência do negro à escravidão e a data escolhida, 20 de outubro, coincide com a data de morte de Zumbi dos Palmares em 1625.