Cultura Itinerante atrai crianças em Monsuaba

Cultuar levou cultura e brincadeiras para a comunidade de Monsuaba

Segunda-Feira, 22/11/2010 | .

Dois dias de pura diversão e cultura tomaram conta da grande lona do projeto Cultura Itinerante que a Fundação Cultural de Angra (Cultuar) montou no campo de futebol do Bandeirante , em Monsuaba, durante o fim de semana, dias 20 e 21.

No sábado, o movimento foi intenso sob a lona, das 14 às 23h30, com diversas atrações agitando o espaço. Os integrantes do grupo de capoeira Congo, comandado por mestre Renato, um dos antigos mestres de Angra, com alunos e alunas de todas as idades , apresentou uma bonita roda de capoeira e maculelê, atraindo público e muitos aplausos. Logo em seguida foi a vez do palhaço Cebola, da Cia. Kadosh, encantar crianças e pais com o espetáculo “Eu também quero brincar”. A programação seguiu com palco aberto para artistas da comunidade se apresentar e foi encerrada com excelente show musical da banda pop Other Side, formada por moradores da comunidade e bairros próximos. A Other Side fez sua estreia recentemente na cidade durante o projeto Noites Angrenses, sendo bem recebida pelo público.


No domingo, as atividades aconteceram das 10h às 14h e as crianças mais uma vez tomaram conta do espaço participando das brincadeiras com Silvana Libório e oficina de pandeiro com Etiópia. Silvana realizou brincadeiras tradicionais como morto-vivo, dança do chapéu e diversas outras. Numa só algazarra, as crianças se divertiram a valer e receberam brindes da recreadora. O projeto foi encerrado com o professor Jorge Moreno, o Etiópia, ministrando uma oficina de pandeiros. Etiópia, além de ensinar os passos iniciais para a aprendizagem de instrumento, realizou diversas outras brincadeirtas com a garotada. Deu dicas de bom comportamentos e falou sobre os males das drogas mostrando para as crianças da comunidade a necessidade de se afastarem delas. O evento foi encerrado em grande estilo com sucesso, com Etiópia rodeado pelas crianças realizando um programa de calouros e revelando talentos.


O Cultura Itinerante é um projeto da Cultuar, realizado nos fins de semanas em bairros periféricos, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Rio, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios (Padec). Sua primeira edição foi em setembro, no Parque Mambucaba, e a próxima será nos dias 4 e 5 de dezembro, no Areal. O objetivo é descentralizar as atividades culturais, abrir espaços para os artistas se apresentarem em suas comunidades e divulgar todas as manifestações culturais da cidade.

Secretarias relacionadas: