A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Angra e a Locanty realizaram nesta segunda-feira, dia 22, uma palestra sobre segurança do trabalho para a capacitação dos funcionários do aterro sanitário do Ariró. A atividade foi focada no uso correto dos equipamentos de segurança, como luvas, botas, capas, capacetes etc, chamados de equipamentos de proteção individual (EPIs). Quarenta funcionários participaram, dentre eles, operadores de máquinas, serventes, motoristas, técnicos de manutenção etc. A palestra foi ministrada pelo técnico de segurança do trabalho da Locanty, Mauro Rodrigues.
– É uma tentativa de mudança de comportamento. O profissional precisa evoluir em suas atividades – assim definiu sua palestra. – Chamamos a atenção para a necessidade de prevenção. É melhor atitudes preventivas do que de correção – resumiu Rodrigues.
O técnico deu dicas de conservação e manutenção dos EPIs, como por talco nas luvas e botas, não deixar o material exposto ao sol e à chuva, não deixá-los aleatoriamente no local de trabalho, dentre outras. Tudo isso para melhorar a utilização do material e aumentar sua durabilidade.
O gerente de Conservação de Projetos Ambientais, Fábio Jordão, que participou da palestra, destacou que a iniciativa também se estende para a saúde da família dos funcionários, contribuindo para a qualidade de vida de todos.
– dicas como não entrar com a roupa suja em casa e lavar o uniforme separado das outras roupas contribuem para proteger toda a família – disse Jordão.
Também foram distribuídos novos equipamentos de proteção. – A proposta não é só a entrega dos equipamentos, mas fazer com que cada um assuma a sua responsabilidade, dentro das normas de segurança do trabalho – afirmou o gerente.
Segurança do trabalho no aterro do Ariró
Funcionários recebem equipamentos de proteção e dicas para a qualidade de vida e de trabalho