Profissionais do Samu recebem certificado

Serviço qualifica o atendimento de emergência na Costa Verde

Quarta-Feira, 24/11/2010 | .

O prefeito de Angra, Tuca Jordão, esteve no Centro de Estudos Ambientais (CEA) para a cerimônia de entrega dos certificados aos 109 profissionais que participaram do curso de treinamento em atendimento pré-hospitalar (primeiros socorros). O evento foi realizado na terça-feira, dia 23, um dia antes da inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade. Setenta e três dos 109 profissionais certificados irão trabalhar no Samu. Médicos, motoristas, enfermeiros e técnicos de enfermagem realizaram o curso, que teve 40 horas de duração.


 O curso foi uma parceria entre a Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) e o Corpo de Bombeiros. Os profissionais capacitados são de Angra, Paraty e Mangaratiba e vão atuar nos três municípios. Cada município terá uma unidade com três ambulâncias. A base do serviço será em Angra.


 – A única coisa que peço é que façam o “algo mais”. Façam o diferencial. E façam com amor ao próximo e com carinho. Nossa cidade merece e ficará muito agradecida – disse o prefeito, dirigindo-se aos profissionais. 


 – A vinda do Samu para a Costa Verde é uma qualificação do serviço de atenção pré-hospitalar da região – avaliou Cristina Carbonelli, coordenadora do Samu e médica da Fusar.  


 Além do prefeito e da coordenadora, participaram da cerimônia o comandante do 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Jerri Andrade Pires, o presidente da Fusar, José Argolo, a coordenadora da Escola Técnica Isabel dos Santos, Jaciara Peixoto Mattos, e o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares.    

Secretarias relacionadas: