Prefeito Tuca parabeniza a Brigada Mirim Ecológica

São 21 anos de patrulha com jovens lutando pela preservação e limpeza das praias e trilhas da Ilha Grande

Segunda-Feira, 29/11/2010 | .


No sábado, 27, aconteceu a solenidade de comemoração do 21º aniversário da Brigada Mirim Ecológica na Praia do Abraão, Ilha Grande, com a presença de diversas autoridades municipais, como o prefeito Tuca Jordão, que acompanhado de alguns secretários municipais parabenizou a instituição.

A festa aconteceu na Casa da Cultura da vila e, além dos  50 brigadistas, os  convidados de honra da família Klabin, que mantém a brigada desde a sua fundação, participaram do almoço de comemoração.

O prefeito Tuca Jordão falou sobre a importância da brigada no desenvolvimento sustentável da Ilha Grande.

“Muitas coisas temos que mudar no nosso conceito de sustentabilidade. Hoje temos a oportunidade de refletir sobre isso e afirmo que, se caminharmos na mesma direção, vamos continuar tendo nossa Ilha Grande preservada”, frisou o prefeito. Os secretários Carlos Alexandre Soares, Alexandre Tabet, Elenize Santana, Marco Aurélio Vargas e o presidente da Fundação Cultural (Cultuar), Roberto Peixoto, estavam presentes. O presidente da Câmara, o vereador José Maria Justino, também participou do aniversário.

O diretor-presidente da brigada, Armando Klabin, fez homenagens aos parceiros, que patrocinam a iniciativa, como a Embratel, que instalou a internet banda larga via satélite, a Vale, Transpetro, a Prefeitura de Angra, e outros.

O ex-prefeito Fernando Jordão, também esteve presente e a representante do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Maria Tereza, afirmou em sua fala que os melhores funcionários, que trabalham como guardiões do Parque Nacional da Ilha Grande, saíram da brigada. “É uma sementinha plantada em cada adolescente e jovem. Vale a pena ter o morador da ilha em primeiro lugar”, falou ela.

No evento, também foram ministradas duas palestras, uma pelo professor  da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Enéas Salati, que falou sobre as mudanças climáticas e seus possíveis impactos nos oceanos e áreas costeiras, e outra pelo surfista Serginho Laus, que é recordista mundial em surf na Pororoca.

Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande


A Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande foi fundada em 1989 por iniciativa dos próprios moradores que, em razão do crescimento desordenado e predatório do turismo, sentiram a necessidade de preservar seu ambiente e sua cultura social, e tem o objetivo de preservar a natureza e conscientizar a população local, turistas e visitantes sobre o meio ambiente.

Atua com jovens de 14 a 17 anos, que se dedicam durante três horas diárias em atividades de cunho educativo, social e ambiental, mediante da concessão de uma bolsa auxílio.

As atividades são exercidas fora do horário escolar, acompanhando e ampliando seu conhecimento estudantil. Os brigadistas também tem acompanhamento médico, dentário, comunitário e social.

Secretarias relacionadas: