Fotógrafo Cidadão forma 38 jovens

Entrega de certificados no Monte Castelo no último sábado movimentou a comunidade

Segunda-Feira, 29/11/2010 | .


O projeto Fotógrafo Cidadão, realizado pela Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis (Afocar), com apoio da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social, formou no sábado, 27, 38 adolescentes da comunidade do Monte Castelo. A solenidade aconteceu na quadra de esportes do bairro, que estava lotada com a presença maciça da comunidade.

O evento contou com a presença da secretária Jane Veiga, do vereador Leandro Silva, do presidente da Afocar Miguel Alves, do vice-presidente da Associação de Moradores da Sapinhatuba 2, Célio Batista, e de representantes do Colégio Naval e da Eletrobrás/Eletronuclear, empresa que patrocinou a iniciativa.

O projeto, que segundou a jornalista Liliana Marinas, da Eletrobrás/Eletronuclear, é a parceria mais importante da empresa com a Afocar, mostrou o talento de jovens que passaram a ter um olhar diferenciado da comunidade, como se pode ver na exposição das 300 fotografias, no local.
“Agradecemos a oportunidade de estarmos aqui e aos professores do curso, que nos proporcionou a chance de ver nossa comunidade com um olhar artístico”, falou a aluna Tainara, representando a turma.

Segundo o professor Fernando Carvalho, que fez os comentários durante a mostra das fotos, os alunos serão convidados para serem assistentes nos próximos cursos e para fazerem outros cursos da Afocar, no Centro.

“No dia 4 de dezembro realizaremos uma exposição dessas fotos no Cais de Santa Luzia, a partir das 10h e queremos contar com todos vocês”, convidou o professor.

O presidente da Afocar, Miguel Alves, fez um breve histórico sobre a preparação do cursos e falou que tudo que preparam ficou de lado por causa da espontaneidade dos alunos. “O objetivo é ensinar fundamentos da fotografia, mas eles foram longe”, falou.

O curso durou 20 horas, que foram divididas em 10 horas de aulas teóricas e práticas, e 10 horas de prática individual, e, teve como proposta central oferecer os meios e condições para que esses adolescentes fossem capacitados a realizar e divulgar registros fotográficos de suas comunidades.      Segundo a secretária Jane Veiga, a intenção é estendê-lo por outros bairros do município.

“Queremos que essa parceria com a Afocar e Eletrobrás continue. Se houve sucesso no projeto foi porque a comunidade o abraçou”, declarou Jane Veiga, que fez a entrega dos certificados aos dedicados alunos.

Secretarias relacionadas: