Projeto da prefeitura homenageou Dr. Arthur Jordão

"Angra Salva Sua Memória" enaltece em vida cidadãos que contribuem para o desenvolvimento da cidade

Sexta-Feira, 03/12/2010 | .

A Prefeitura de Angra homenageou na manhã de sexta-feira, 3, na Praça da Matriz, o médico Arthur Jordão Costa, que dedicou sua vida à ajudar as pessoas. A homenagem foi feita através do projeto “Angra Salva Sua Memória”, que enaltece em vida cidadãos que contribuem para o desenvolvimento da cidade e com isso acabam fazendo parte de sua história. A iniciativa tem como objetivo preservar o patrimônio imaterial de Angra. Uma exposição com fotos do Dr. Arthur, seus familiares e amigos foi montada na praça para que todos pudessem conhecer um pouco do médico conhecido como “um grande amigo do povo”.


Carioca da gema, Dr. Arthur é um amante do samba e do Carnaval, já que nasceu entre as Escolas de Samba Portela e Império Serrano, em 17 de novembro de 1931. Filho de Angelzinha e Arnaldo Brasileiro Costa, Dr. Arthur e seus três irmãos foram criados com muito carinho pela mãe que ficou viúva muito cedo.


Para tornar o sonho de ser médico em realidade trabalhava como representante de laboratório para pagar os livros. Casado com Dona Alda teve quatro filhos nascidos em Angra: Adriana (professora e advogada), Andréia (odontóloga), Artur Otávio (engenheiro e atual prefeito de Angra), Anali (professora) e Arnaldo (empresário).


Tudo que aprendeu com seus mestres Umberto Lombardi, Iran Silveira e Ataliba Bellizz colocou em prática na luta pela saúde de seus semelhantes. Através de sua amizade com o então secretário de Saúde do Estado do Rio, Dr. Sá Couto, apresentou o projeto para construção do Posto de Saúde Municipal que funcionava numa pequena sala da Santa Casa, único hospital da cidade. Ao longo de seus 35 anos de exercício da profissão, Dr. Athur contribuiu com importantes iniciativas como a fundação da enfermaria de pediatria e do berçário. Também foi chefe do SANDU por 10 anos e trabalhou no Estaleiro Verolme por mais 10. Na política, foi vereador por 12 anos, presidindo a Casa Legislativa por quatro anos.


Dentre os diversos amigos que foram à cerimônia de homenagem a Dr. Arthur estavam Dr. Érico da Fonseca e Dona Maria Helena, João Luiz Gibrail Rocha e Dona Auta da Padaria. Várias autoridades municipais como o presidente da Turisangra, Marcus Venísssius Barbosa; o presidente da Cultuar, Roberto Peixoto; e a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciane Rabha, também estiveram presentes e ressaltaram a importância de se homenagear as pessoas em vida.


O prefeito Tuca Jordão, filho de Dr. Arthur, falou que foi com seus pais que aprendeu o valor da família.


“Não vou falar nesta cerimônia como prefeito, mas como filho deste homem exemplar. Eu e meus irmãos fomos educados por duas pessoas maravilhosas e aprendemos o valor da família, maior herança que meus pais podiam me dar. Este projeto é muito importante porque dá oportunidade às pessoas conhecerem cidadãos que contribuíram e contribuem para o município. Muito obrigado, Dr. Arthur, por ser seu filho!, finalizou Tuca.


Dr. Arthur, emocionado, agradeceu a homenagem e citou Shakespeare para ressaltar a importância de receber isso em vida.


“Nunca em minha vida estive tão emocionado como estou hoje. O escritor inglês William Shakespeare disse que “o bem que os homens fazem, muitas vezes, morre com seus ossos”. Fico imensamente feliz que o bem que fiz não morreu e por ele estou sendo homenageado hoje”, disse Dr. Arthur.


O projeto “Angra Salva Sua Memória” – uma realização da Turisangra como o apoio da Cultuar e da Secretaria de Educação – é organizado pela professora Ana Maris e pelo gerente de Patrimônio Histórico Alonso de Oliveira, que foram parabenizados pelo prefeito.

Secretarias relacionadas: