Na sexta-feira, 3, 190 alunos da E.M. Sylvio de Castro Galindo, no Camorim, se formaram no curso de prevenção ao uso abusivo das drogas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Angra.
O evento contou com a participação da comunidade do bairro, que compareceu para assistir a cerimônia, que foi conduzida pelo cabo Mário, um dos instrutores do curso que abrangeu sete escolas municipais: Raul Pompeia, na Monsuaba, Santos Dumont, Teresa Pinheiro, Tânia Rita, Manoel Ramos, Pedro Soares.
Segundo a gerente do Núcleo Educacional de Programas e Projetos (Nepp), Deiva Reis, que representou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, cerca de 1.200 crianças foram atendidas pelo programa, que parou suas atividades no município em 2008 e retornou neste ano. “A promessa é que haja uma extensão no número de escolas atendidas para 2011”, contou a gerente.
O curso teve a duração de três meses e as aulas eram ministradas uma vez por semana com assuntos relacionados à cidadania, segurança pessoal, práticas de uma vida saudável, os malefícios das drogas no organismo, entre outros.
A diretora da escola, Leila Santos Ferraz, estava emocionada ao ver as crianças da pré-escola, que também fizeram o curso e contou sua experiência em observar o trabalho da PM na escola.
“Eles estão formando conceitos, passando aprendizado e falando com cautela sobre o tema das drogas, que é tão polêmico”, falou ela.
No final, houve a entrega simbólica do certificado para alguns alunos. Os demais receberão na escola, posteriormente.
Alunos aprendem sobre o uso abusivo de drogas
Curso da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Angra, forma 1.200 alunos no município