Começou I Mostra da Estratégia de Saúde da Família

Apresentação dos trabalhos das equipes vai até o dia 9

Terça-Feira, 07/12/2010 | .

A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Fundação de Saúde (Fusar), começou na terça-feira, dia 7, a I Mostra da Estratégia de Saúde da Família, no Instituto Serenar. O evento foi aberto pelo presidente da Fusar, Fernando Argôlo, e terminará no dia 9. O objetivo da mostra, segundo o médico Luiz Felipe Nogueira, um dos organizadores, é “apresentar as experiências de trabalhos das equipes em toda a cidade”.


Em Angra dos Reis a Estratégia de Saúde da Família (ESF) existe há dez anos, e hoje atende a quase 80% da população. São 36 equipes de ESF, com capacidade de atender de 2 mil a 4 mil pessoas cada uma. A médica Cristiane Cabral, que trabalha na equipe em Porto Galo, explica a metodologia do ESF: “ver o indivíduo como um todo, principalmente a influência da família na saúde dele. Por isso, as equipes de ESF atendem a famílias, e não ao paciente de modo sozinho”.


Alguns dos trabalhos para serem apresentados durante os três dias da mostra são: “Benefícios da atividade em grupo para idosos no Morro da Carioca”; “Educação em saúde coletiva na educação de jovens e adultos do Bracuí”; “Saúde e escolaridade dos jovens na Ilha Grande: análise socioeconomica”; e “Atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família no pré-natal das gestantes em Angra dos Reis”.


As equipes de ESF têm uma composição que pode variar no total de profissionais, mas de acordo com uma das organizadoras da mostra, a médica Suliane Motta, possuem o mínimo de onze. “A composição mínima compreende um médico, um enfermeiro, um dentista, um auxiliar de enfermagem, um auxiliar de saúde bucal e seis agentes comunitários de saúde”, diz ela. Suliane informa também que o enfoque das equipes é a prevenção no atendimento médico.

Secretarias relacionadas: