Acontece nesta terça-feira, 7, à noite, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), promovida pelo Ministério do Turismo (MTur), a cerimônia de premiação da I Chamada para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Estudo de Competitividade 2010 e Angra dos Reis será um dos municípios homenageados pela boa prática e experiência bem-sucedida, considerado modelo para o desenvolvimento turístico regional, na funcionalidade da integração dos serviços disponibilizados pela infraestrutura do cais de Santa Luzia. modelos para o desenvolvimento turístico regional. Das cinco cidades indutoras do turismo nacional no estado apenas Angra, Búzios e a capital, Rio de Janeiro, foram premiadas.
O MTur avaliou 240 projetos e selecionou 27 iniciativas desenvolvidas pelos destinos indutores, conforme as 13 dimensões do Índice de Competitividade 2010. Infraestrutura geral; acesso; serviços, equipamentos e atrativos turísticos; marketing e promoção; e aspectos ambientais, sociais e culturais são exemplos das dimensões avaliadas. As práticas premiadas foram divididas e analisadas em capitais e não-capitais e Angra foi premiada na dimensão Infraestrutura Geral.
O presidente da TurisAngra, Marcus Venissius Barbosa, estará em Brasília para receber o prêmio pela cidade. “Com mais essa premiação para Angra, o Ministério do Turismo reconhece que a cidade tem trabalhado bastante na promoção de ações que estão alinhadas com suas metas e estratégias de fortalecimento do turismo nacional e também vem reforçar o importante investimento feito pelo município, gerando qualidade no atendimento oferecido aos turistas e oportunidade de lazer aos moradores”, disse Venissius.
Na avaliação do MTur, Angra dos Reis vem conseguindo disponibilizar um serviço de qualidade aos turistas e moradores no conjunto Estação Santa Luzia, banheiros públicos e restaurantes do cais. Entre eles, foram avaliados como pontos positivos as catracas eletrônicas instaladas na estação para controle e análise do perfil de quem embarca, turistas ou angrenses, a dinâmica no atendimento ofertado aos visitantes pelos funcionários capacitados nos idiomas espanhol e inglês, a qualidade estrutural e de serviços dos banheiros públicos, e a versatilidade gastronômica dos restaurantes.
Segundo o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Carlos Silva, a premiação visa estimular os 65 destinos a cumprirem efetivamente o papel de induzir o desenvolvimento da atividade turística, não apenas nas regiões das quais fazem parte, mas também nos demais destinos turísticos brasileiros. “A boa prática deve ser replicada, guardadas as devidas proporções e especificidades. Destinos turísticos podem se utilizar do bom exemplo como referência para superar suas dificuldades e aperfeiçoar a gestão”, conclui.
No mesmo evento, será divulgado também o resultado do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2010, novo nome do Estudo de Competitividade, um diagnóstico detalhado da realidade de cada um dos 65 destinos indutores. O presidente da TurisAngra ainda participará em Brasília, só que pela manhã, de mais uma reuniao da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur).
Angra recebe premiação do Ministério do Turismo
Prêmio é pela iniciativa bem sucedida do Cais de Santa Luzia, no Centro