Angra recebe cerca de mil turistas alemães

Vieram de transatlântico que pela primeira vez fez parada para o centro da cidade

Quarta-Feira, 08/12/2010 | .




Cerca de 1.000 turistas alemães do navio Aida Cara, da empresa Aida Cruises de bandeira Italiana, desembarcaram em Angra, nesta quarta-feira, 8, feriado municipal, dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. Pela primeira vez um transatlântico estava fazendo parada no centro da cidade, pois até então as visitas vinham ocorrendo somente na Ilha Grande, mas precisamente na Vila do Abraão. Eles começaram a chegar à Estação Santa Luzia por volta das 8h30 e foram recepcionados pelo que há de mais tradicional e folclórico em Angra, o grupo de Folia de Reis Luz Divina e pelos personagens da Festa do Divino. Os turistas também se encantaram com a capoeira do grupo Abadá. É óbvio que a música, a ginga, e esses personagens chamaram a atenção dos alemães que não se intimidaram e nem perderam a oportunidade de registrar tudo com suas máquinas fotográficas e filmadoras. Eles foram chegando aos poucos à estação, transportados por balsas, e foram se dividindo em programações pré-agendadas pelas agências de turismo de Angra.

Um dos grupos foi fazer um passeio de saveiro, e outros preferiram caminhar pelas ruas do centro da cidade e visitar o comércio, que ficou aberto mesmo no feriado, e as feiras de artesanato local ou fazer um city tour para conhecer os principais pontos culturais e históricos da cidade com os guias de turismo. O tempo bom, com muito sol e calor, fez com que os alemães usassem bastante o protetor solar, porém demonstraram estar felizes com o clima de Angra, bem característico do Brasil, tão bem conhecido lá fora, e bem adverso ao clima de sua terra, que faz muito frio. Próximo ao meio-dia já foi possível ver as mesas dos restaurantes do cais de Santa Luzia serem ocupadas pelos turistas, que saborearam preferencialmente a gastronomia característica do local, peixes e frutos do mar.

Mas a receptividade de Angra aos turistas alemães não parou por aí. A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) deu boas vindas à parte da tripulação do navio, todos alemães, ofertando bolsas com kits contendo brindes da cidade. Em contrapartida, o comandante Lutz, em sinal de agradecimento pela acolhida, presenteou a gerente de Planejamento e Markerting da TurisAngra, Amanda Salazar, com uma réplica em miniatura do transatlântico Ainda Cruises. Quem fez a entrega foi Henrik Brust, chefe da administração do navio. Ao longo de todo o dia se via o translado dos turistas alemães nas balsas vindos do transatlântico em horários alternativos com desembarques na estação. No meio da tarde começaram a chegar ao cais os saveiros trazendo os alemães do passeio na Baía de Angra e ao entardecer foi possível ver a mudança na pele dos turistas, antes branquinha, e naquele momento avermelhada pelos efeitos dos raios solares, mesmo diante de toda loção protetora passada no início da visita a Angra. Eles começaram a se despedir da cidade e voltarem para o navio por volta das 18h.

Toda logística para receber bem os alemães foi feita em conjunto pela TurisAngra, Cultuar e as secretarias de Atividades Econômicas e Esportes e Lazer, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Angra dos Reis (Acear), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Capitania dos Portos, com a preocupação da Prefeitura de Angra em possibilitar um receptivo todo especial para dar boas vindas aos turistas do transatlântico. As próximas paradas de transatlânticos no centro de Angra estão programadas para os dias 23 de dezembro, 26 de janeiro e 2 de fevereiro.

Secretarias relacionadas: