Centenas de fieis, acompanhados pelo Bispo Dom Ubiratan e párocos de diversas comunidades de Angra, participaram da procissão de cerca de 3km, do Balneário ao Centro de Angra, para cultuar com muita fé a Padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Conceição, na tarde de 8 de dezembro.
O festejo recebeu total apoio da prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar) que armou um grande palco para a celebração da missa solene, providenciou som, iluminação, banda e folias de Reis para abrilhantar o evento.
O vice-prefeito Essiomar Gomes, a primeira-dama Alessandra Jordão e o presidente da Cultuar, Roberto Peixoto, estavam presentes ao evento. Devotos da santa e pessoas de todas as idades, pagavam promessas, muitos deles carregavam grandes velas em agradecimento a graças obtidas.
O cortejo religioso saiu da igreja Nossa Senhora da Aparecida acompanhado pela Banda de Música da Defesa Civil e dois grupos de folias de Reis, do Codrato e do Marcão, junto com irmandades diversas e foi surpreendido por forte chuva quando chegava ao Centro, mas os fieis continuaram firmes e a procissão se transformou em um mar de sobrinhas.
Chegando ao Centro, a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi colocada em um grande altar armado na Praça da Matriz, onde aconteceu uma bonita missa cantada com a participação da banda Petrus, que encantou a multidão executando diversos hinos.
Após a cerimônia celebrada por diversos párocos, e coordenada por Frei Alonso, a imagem da Padroeira foi levada para o interior da igreja Matriz para os fieis fazerem suas orações e agradecimentos aos seus pés.
A parte religiosa da festa começou com o tríduo nos dias 25, 26 e 27de novembro, seguido de novena até o dia 7 de dezembro. acontecerá uma celebração eucarística dos setores missionários, na Praça da Matriz, às 19h, com o tema “Eu sou a luz”. Todos estão convidados.
A quermesse que tradicionalmente movimenta a festa, com dezenas de barraquinhas, funcionará até o dia 12 de dezembro, oferecendo produtos variados, além de praça de alimentação.