O subsecretário de Pesca de Angra, Humberto Martins, recebeu em nome do prefeito Tuca Jordão, um caminhão do Projeto Peixe nos Bairros, na quinta-feira, dia 16. A solenidade de entrega foi feita pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, na Marina da Glória, Rio de Janeiro. “Em primeiro lugar, o caminhão é mais um apoio para o pescador artesanal escoar sua produção. Outra vantagem é proporcionar maior qualidade de vida à população, que poderá consumir mais peixe”, disse Humberto Martins. O ministro Gregolin afirmou que “o caminhão do peixe é uma inovação importante, porque praticamente é um pequeno mercado ambulante”.
Também foram entregues, na cerimônia, 12 licenças ambientais para maricultores de Angra dos Reis. “Foi o resultado de uma luta e de parcerias de quase 14 anos, entre a prefeitura, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Associação dos Maricultores da Baía de Ilha Grande (Ambig), Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)”, disse o subsecretário.
O Projeto Peixe nos Bairros permite aos consumidores acesso mais rápido e fácil ao pescado fresco, com preços menores. Com o caminhão do peixe é possível vender o produto em praticamente qualquer bairro, facilitando a comercialização para o pescador e o morador. O caminhão funciona como uma peixaria móvel, com carroceria frigorífica que tem capacidade de armazenar pouco mais de 3,5 toneladas de peixe.
Complementam a infraestrutura um balcão, balança digital, equipamento para emissão de cupom fiscal e uma tenda, para o atendimento dos consumidores. “É o caminhão mais democrático de nossa cidade”, afirmou Humberto Martins.