A Festa do Peixe, em Angra dos Reis, agradou em cheio ao grande público e superou as expectativas de seus organizadores. Até a meia-noite do sábado, dia 18, terceira das quatro noites do festival, 12 mil visitantes haviam passado pelo local para desfrutar de momentos de lazer com muita música, gastronomia e artesanato. O sábado foi a noite da grande atração musical da festa: Danilo Caymmi. Na Festa do Peixe, que se encerra neste domingo, dia 20, o público pode degustar os melhores sabores de peixes e frutos do mar da região, e desfrutar de muitos momentos de lazer. Depois de alguns anos sem ser realizada, a Festa do Peixe tem tudo para entrar definitivamente no calendário dos grandes eventos da região.
– Está sendo surpreendente. É uma satisfação muito grande ver a família presente no evento. Ver os pais com seus filhos, os casais trazendo suas crianças, pessoas de todas as idades fazendo daqui um grande espaço de lazer. E sem tumulto - comemorou o secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet. O secretário reforçou que o evento não é apenas para proporcionar lazer, mas para mostrar o desenvolvimento da economia da cidade nos setores pesqueiro e de artesanato. Como exemplo, ele cita que, através de uma iniciativa da prefeitura, Angra dos Reis tem produzido até 2.220kg de tilápia por mês. A criação de bijupirás, na praia de Jaconema, tem peixes de até 23kg.
O evento está sendo realizado pela Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Atividades Econômicas, em parceria com as empresas Arte Vida & Esporte e Contraste Marketing & Promoção. A estrutura cenográfica, montada na Praça Zumbi dos Palmares para abrigar o evento, imita o Mercado Municipal de Peixes, abrigando alguns dos melhores restaurantes de Angra, que estão servindo o melhor dos frutos-do-mar. Onze quiosques representam os restaurantes e também a Associação de Pescadores de Angra dos Reis (Apescar). Um concurso de gastronomia está sendo realizado entre os restaurantes participantes. Os 57 restaurantes do projeto “Caminhos do Sabor” também estão com um menu especial para os visitantes da festa.
Junto com o evento, na Casa Laranjeira, ao lado da praça, aconteceu a 1ª Angra Artes Manuais, com diversas oficinas de capacitação em artesanato de vários tipos, além de uma exposição dos trabalhos. Há também uma exposição com belas fotos do dia a dia dos pescadores angrenses. Um presente para quem gosta de mar e belas paisagens. Além da exposição, logo na entrada da festa, foi montado um aquário de 12m que está encantando os visitantes com a exposição dos bijupirás criados em cativeiro.
DANILO CAYMMI
Filho de Dorival Caymmi, um dos maiores compositores da MPB, Danilo Caymmi parece ter herdado de seu pai o talento e a paixão por temas relacionados ao mar e aos pescadores. Por isso mesmo, a música do artista casou perfeitamente com o ambiente e foi a grande trilha sonora da Festa do Peixe. Danilo era também a atração mais esperada. E não decepcionou. O cantor e compositor, de carreira sólida no Brasil e com expressão no exterior, autor de grandes sucessos, alguns deles incluídos em trilhas de novelas e seriados como Riacho Doce, Pedra Sobre Pedra e Mulheres de Areia, interpretou canções que entraram para a história da música brasileira.
Danilo foi acompanhado por um grande coral, formado pelo público que conhecia as músicas de cor: Canção da Partida, Maracangalha e Saudades da Bahia foram alguns dos sucessos compostos por Dorival e interpretados por Danilo. Através das canções, o artista passeou por várias paisagens, partindo da Bahia e passando pelo Rio de janeiro, com o Samba do Avião e Eu Sei que Vou te Amar. Marina e O Bem e o Mal foram outros pontos altos do show. Danilo agradeceu ao prefeito Tuca Jordão pela festa, e também à Secretaria de Atividades Econômicas, TurisAngra e Cultuar.
Os shows de abertura do sábado foram de Almyr de Oliveira e Cláudio Nucci. Almyr subiu no palco por volta das 8h30 para interpretar grandes canções da MPB. O artista angrense animou o público do começo ao fim. Depois foi a vez de Nucci embalar a noite, com sua voz e seu violão, acompanhado por outros artistas em algumas das canções. O repertório do cantor foi bastante focado na obra de compositores mineiros.
Na sexta-feira, dia 17, segunda noite do evento, a programação musical teve início com o grupo Switch Brothers. Em seguida foi a vez de Cláudio Bocah. Logo depois, subiu no palco o músico Vitor Biglione, com muito virtuosismo em sua música instrumental. Para encerrar mais uma noite de grande público, boa música e boa comida, o cantor e compositor Tunay, dono de canções que fazem parte de trilhas de novelas e gravadas por grandes cantores, relembrou alguns de seus sucessos, como Frisson, e também de outros artistas.
Para mais informações, basta acessar o site oficial do evento: www.festadopeixedeangra.com.br