Uma programação cultural diversificada e de muita qualidade movimentou as noites do projeto Natal Luz e Arte, na Praça do Porto, durante todo o fim de semana. Espetáculo de dança Ciranda Cirandinhas, e as bandas católicas Vive e Jon; música gospel com Érika Gouveia , Grupo Estratagema de Deus e Geine Freitas; e a Banda Petrus, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, foram as atrações que a Fundação Cultural de Angra (Cultuar) apresentou com brilhantismo para um grande público, que participou ativamente da programação natalina.
Os concertos natalinos aconteceram nas noites de 17, 18 e 19. Na sexta-feira, 17 , o espetáculo de dança “Ciranda Cirandinhas”, da Cia. Ana Valéria Dança Contemporânea (RJ), todo musicado com canções de Villa Lobos, encantou crianças e adultos. O espetáculo, que recebeu recentemente o prêmio Klaus Vianna, mesclou, com maestria, a excelente técnica dos dançarinos do grupo, com efeitos visuais, muitas cores, magia e diversas brincadeiras que povoam o imaginário infantil. O grupo de dança foi a única atração de fora do município. As demais foram de grupos de Angra, seguindo a política de valorização dos artistas da cidade, implementada pela Cultuar.
Ainda na noite de sexta-feira, duas bandas católicas, a Vive, da igreja Sagrado Coração de Jesus (Monsuaba) e a Jon , da Paróquia São José Operário (Parque Mambucaba), apresentaram excelentes repertórios e o público cantou, dançou e louvou o nome de Jesus Cristo com alegria, junto com os músicos. A banda Vive, que já se apresenta há 15 anos, se apresentou com Beto (voz), Marcelo Soares (guitarra), Carlos Eduardo (violão), Ricardo Pessoa (baixo), Ivanildo (bateria) e Veríssimo (back vocal) , mostrou um bonito trabalho no palco. A banda Jon , composta por Érika (voz), Manolo (voz), Juninho (solo), Tiago (violão), Tiaguinho ( teclado), Dalmo (baixo) e Alain (bateria), da Juventude Obra Nova , também fez sucesso apresentando canções como “Deus é 10”, “Vem comigo” e “Nova unção”.
No sábado, dia 18, a cantora Érika Gouveia ( Assembléia de Deus, Ministério Madureira) com as convidadas Sthefany ( back vocal) e Arlene Queiróis ( que falou sobre a palavra de Deus), subiu ao palco como a primeira atração da noite . Com sua grande voz louvou ao senhor, apresentando diversas músicas como uma de autoria própria, “Pode acreditar”, sendo foi muito aplaudida. Logo em seguida, a banda Petrus, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Centro), apresentando canções comumente executadas nas missas católicas, “mas com um brilho especial, porque estavam em praça pública cantando para anunciar o nascimento de Jesus”, como lembrou o vocalista e guitarrista Jefferson Afonso, também fez uma show emocionante. Os demais integrantes da banda foram Gico Meira (baixo), kléber (teclado), Gustavo (bateria), Rodrigo Costa (sax), Jorginho (vocal) e Renatinho (percussão).
No domingo, 19, mais duas excelentes atrações tomaram conta da Praça do Porto, atraindo um grande público, que parou para assistir e dançar com o hip-hop do Grupo Estratagema de Deus (com integrantes de Angra e da Rocinha), mostrando a importância de amar ao próximo conforme as mensagens bíblicas. O espetáculo foi encerrado com a cantora Dieyne Freitas (Assembléia de Deus Madureira), que brilhou no palco, com uma banda impecável, mostrando mais uma vez a força da mulher na música gospel de Angra.
O projeto Natal Luz e Arte foi iniciado nos bairros de Angra no dia 11 e só vai terminar no dia 23. As atrações da noite de hoje, 20, na Praça do Porto são as excelentes orquestras Ebenézer , 19h e Azael, às 21h . Dia 22 , será a vez da Orquestra de Sopros da CSN e o quarteto Voices in Concert (Angra). No dia 22, Coral da Cidade e Academia de Dança Sheyla Klautau. No dia 23 , Quinteto de Metais da CSN e Coral Esemble (UFRJ). Nas comunidades, a programação segue hoje com a apresentação cultural dos moradores do Monte Castelo, no trevo de entrada da cidade, e a folia de Reis do Codrato a partir das 19h.