A Prefeitura de Angra efetuou nesta terça-feira, dia 21, o descarte de 2.800 pneus que estavam armazenados no Ecoponto Pneu. No mês passado, outros 2.800 já haviam sido descartados. Os 5.600 pneus foram armazenados por cerca de quatro meses, recebidos de grandes geradores, como as oficinas mecânicas. O material foi recolhido pela empresa Reciclanip, com a qual a prefeitura tem convênio, e levado para São Paulo. Lá, os pneus serão triturados e aproveitados no processo de reciclagem. O material é reutilizado na fabricação de asfalto, podendo também servir para a fabricação de utensílios de borracha.
Os pneus descartados, também chamados de resíduos pneumáticos, são de carros, motos, caminhões e bicicletas. O Ecoponto Pneu funciona na rua Coronel Otávio Brasil, 253, Balneário. Os voluntários que fazem a entrega dos pneus são cadastrados pela Secretaria de Meio Ambiente e recebem certificados, que funcionam como uma espécie de selo verde de qualidade, mostrando o comprometimento com o meio ambiente. Para informações sobre o funcionamento do Ecoponto Pneu, o telefone é 3368-6509.
O Ecoponto Pneu foi criado em fevereiro do ano passado com o objetivo de ser um espaço adequado para o armazenamento dos pneus descartados, evitando que os mesmos fiquem expostos. Além de manter a cidade mais limpa, a medida contribui para a redução dos focos de dengue, já que os pneus costumam acumular água parada.
– O Ecoponto Pneu contribui para mantermos a cidade livre desses resíduos, que se não forem reciclados terminam indo para os lixões. Assim evitamos a proliferação de mosquito e de outros vetores, como ratos e demais insetos – disse Maria Cláudia da Silva, coordenadora de Resíduos Sólidos. Ela ressaltou que o trabalho do local torna-se ainda mais importante nesta época do ano, pois visa também à prevenção para o verão, período mais crítico em relação à dengue.
Além do Ecoponto Pneu, a Secretaria de Meio Ambiente desenvolve trabalho semelhante com o Ecoponto Óleo Lubrificante, no cais Santa Luzia, com a Unidade de Processamento de Resíduos Verdes (UPR Verde), no Ariró, responsável pela destinação final adequada dos resíduos de poda em geral, e com o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), no cais do Carmo, que recebe vários resíduos considerados recicláveis.
Mais de 5 mil pneus vão para reciclagem
Material foi encaminhado pela Prefeitura de Angra e será reutilizado na fabricação de asfalto