Barco madrinha será sensação na Procissão Marítima

Embarcação da Barcas S/A será palco do show ao vivo da Banda Água de Fogo durante o evento náutico

Segunda-Feira, 27/12/2010 | .

A 33ª edição da Procissão Marítima de Angra dos Reis, que acontece no dia 1º de janeiro de 2011, terá como novidade a participação pela primeira vez de uma das embarcações da empresa Barcas S/A, que regularmente faz o transporte de passageiros ligando Rio de Janeiro a Niterói e, na região da Baía da Ilha Grande, Mangaratiba e Angra dos Reis a Vila do Abraão. A barca Itaipu, uma das mais tradicionais da concessionária, tem 42 metros de comprimento e oito de largura, capacidade para nove tripulantes e 1.000 passageiros, e estruturalmente tem sacadas, tipo varandas, cobertas e descobertas nas laterais, na frente (proa) e na parte de trás (popa), dois motores a diesel, faz 14 km por hora, e no ano passado passou por uma completa reforma.  

  Ela saiu quase que recentemente do estaleiro e há 10 dias veio para a Costa Verde, e iniciou a linha Mangaratiba-Ilha Grande e Angra dos Reis – Ilha Grande. A barca foi enviada pela empresa para a região, justamente para que a Itaipu já pudesse estar circulando pela baía e ficasse à disposição para a Procissão Marítima de Angra. Apesar embarcação ter condições de abrigar 1.000 passageiros, a TurisAngra resolveu limitar a sua capacidade para somente 200 pessoas, pois ela ainda será preparada para receber equipamento de som. É nela que a banda Água de Fogo fará o show ao vivo e ganhará convidados. A Itaipu será o Barco Madrinha e comandará a festa no mar no primeiro dia do ano de 2011.


  A programação da procissão se mantém como de anos anteriores com concentração na Praia das Flechas, na Ilha da Gipóia, a partir do meio dia, largada às 14h, com chegada na Praia do Anil. A premiação das embarcações vencedoras acontecerá à noite, na Praia do Anil, antes do show do músico baiano Netinho. A premiação para as embarcações vencedoras é cerca de R$ 46 mil, divididos aos 1º, 2º e 3º lugares nas categorias alegoria, originalidade e animação. A previsão é de mais de 2 mil embarcações participem da procissão em 2011.

Secretarias relacionadas: