O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, se encontrou na terça-feira, dia 28, com moradores do bairro Nova Angra para discutir problemas locais e anunciar realizações. A reunião foi na sede da associação de moradores e teve a intermediação do vereador Leandro Silva. Cumprindo compromissos assumidos durante sua campanha, Tuca anunciou o início das obras da nova Escola Municipal Manoel Ramos e a implantação de uma unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que irão atender a comunidade. Também apresentou os projetos de três áreas de lazer que serão construídas no bairro.
Os moradores compareceram em peso, lotando a sede da associação. Participaram da reunião o vice-prefeito Essiomar Gomes, as secretárias de Educação, Luciane Rabha, e de Obras, Elenize Santana, os secretários de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas, e de Esporte e Lazer, Daniel Santiago, além dos vereadores Ricardo Dutra e José Antônio, presidente da Câmara, e representantes da associação de moradores.
Tuca afirmou que o início das obras da escola Manoel Ramos será em janeiro. A obra já foi licitada, tem o valor estimado de R$ 1,7 milhão e previsão de término de seis meses a contar de seu início. O prédio será construído em um terreno de 1.900m2 desapropriado pela prefeitura na rua Itaguaí. Terá oito salas de aula, além de tudo que uma escola comum tem, como biblioteca, sala dos professores, cozinha, refeitório etc, totalizando 897m2 de área construída. A escola terá capacidade para 500 alunos. Atualmente, a Manoel Ramos funciona em um prédio alugado na rua Amazonas.
O vereador Leandro Silva agradeceu ao prefeito por ter cumprido o compromisso, falou sobre a dificuldade de alguns alunos que precisam estudar em escolas mais distantes da localidade e lembrou da união da comunidade.
– Os moradores daqui sabem a luta que foi para trazer uma escola para cá – afirmou o vereador.
Mas não foi somente essa a boa notícia para os alunos da Manoel Ramos. O prefeito afirmou que todos os alunos vão receber notebooks como forma de premiação por a escola ter obtido a melhor pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
É uma forma de reconhecimento, e também de incentivar as outras escolas, para que o índice de todo o município suba – disse o prefeito.
Em uma parte do terreno que será usado pela escola, Tuca afirmou que pretende construir o posto ESF. A unidade da Nova Angra será a primeira a ser construída em 2011. O prefeito explicou que a escola e a ESF ficarão separadas, com entradas independentes.
Tuca e a secretária de Obras, Elenize Santana, apresentaram os projetos das três áreas de lazer que serão construídas, também atendendo a pedidos da população local. Elas ficarão localizadas na rua Vinícius de Moraes, travessa Santa Bárbara e avenida Itaguaí. A previsão é de que as obras comecem em março.
Na rua Vinícius de Moraes será construída a maior das praças. O principal atrativo será um campo de futebol de 1.995m2. A praça terá uma quadra poliesportiva que será coberta, atendendo a pedidos dos moradores durante a reunião, além de mesas de pingue-pongue, parquinho com brinquedos para crianças, equipamentos de ginástica (prancha abdominal, barra e paralelas), fonte, mesas de concreto com tampo para jogo de xadrez e canteiro paisagístico. Na reunião, os moradores decidiram que a primeira praça a ser construída deverá ser a da rua Vinícius de Moraes.
A praça da travessa Santa Bárbara terá mesas de pingue-pongue, área de lazer com bancos e mesas de concreto, uma área com brinquedos para crianças e um jardim central. Na praça da avenida Itaguaí será montada uma academia de ginástica coberta e terá também mesas, brinquedos e canteiros. Todas as praças terão rampas para a acessibilidade de cadeirantes, seguindo o padrão das praças construídas pela prefeitura.
Sobre os alagamentos em algumas ruas da região, Tuca citou obras de drenagem que estão sendo feitas na Japuíba, como as do Campo Belo, Matelândia e Belém, e afirmou que estão sendo realizados estudos topográficos para que mais ruas sejam beneficiadas.
– Precisamos fazer estudos para vermos para onde escoaremos toda a água, pois a Japuíba é um grande baixio – explicou, ressaltando a delicada topografia local. O prefeito falou ainda sobre a dragagem do Rio Japuíba, que irá contribuir para que os alagamentos sejam evitados. – Estamos acelerando o processo licitatório para que a licitação seja feita em janeiro. Vamos retirar 10 mil m3 de material que está no rio – afirmou.
O prefeito citou outras obras importantes na Japuíba e adjacências, como o Restaurante Popular e o Hospital da Japuíba. Afirmou que pretende fazer um grande trabalho de regularização fundiária no bairro e obras de saneamento que irão contemplar a Japuíba e adjacências, o que inclui a Nova Angra. Tuca afirmou que a pista de saída da Banqueta será modificada e feita uma nova rua para diminuir o número de acidentes no local.
Outra boa notícia dada pelo prefeito para os moradores da Nova Angra é a queima de fogos na rua Bela Vista, preparada pela TurisAngra para a festa da virada. Pela primeira vez os moradores terão o espetáculo próximo de casa e não somente no Campo da Porteira.
Tuca se reúne com moradores da Nova Angra
Bairro ganhará escola, ESF e 3 áreas de lazer