A Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar), realizou no último domingo, 11 de janeiro, uma celebração em homenagem a Manoel Pereira Ramos, mais conhecido como Manoel Ramos, um importante mestre de folia de Reis na nossa cidade. A igreja escolhida para a realização da missa foi a Paróquia Cristo Libertador, no bairro Nova Angra, onde ele há mais de 40 anos reside e desenvolve um trabalho social.
Toda a comunidade se reuniu com o homenageado e sua família no Salão Paroquial da igreja. A missa foi realizada pelo Padre Vicente e teve início às 11h30 e a emoção foi o ponto alto do evento.
- Foi uma surpresa para nós e ficamos agradecidos à Cultuar pela iniciativa - revela uma das filhas de Manoel Ramos, que, com quase 70 anos, ainda faz questão de participar da folia de Reis, no dia seis de janeiro. Ele que veio de Passa Quatro (MG) para Angra dos Reis, em busca de melhores oportunidades de emprego, assim que se estabeleceu, ajudou aos mais necessitados, doando 27 lotes para famílias carentes. O terreno da primeira igreja do bairro e da associação de moradores também foi doado por ele, que contou com a parceria de um conhecido comerciante da cidade, doador do material para a construção.
Estavam presentes ao evento o presidente da Fundação de Cultura, Mário dos Anjos, a diretora executiva Titi Brasil e a primeira-dama Alessandra Jordão, representando o prefeito Tuca Jordão. - É um prazer poder homenagear uma pessoa tão importante para a cultura de Angra, e o Tuca me pediu para transmitir um abraço ao senhor - disse Alessandra, emocionada, ao mestre da folia que há 42 anos está à frente deste trabalho.
Ao final da missa, foi entregue uma placa em reconhecimento pelo brilhante serviço que o “seu Manoel”, como é chamado por todos, prestou à comunidade através da cultura de Angra dos Reis. Com muita emoção, Mário dos Anjos discursou sobre a importância do evento, para que a população sentisse a força do poder público da cidade junto à tradição. A primeira-dama Alessandra e Titi Brasil fizeram, então, a entrega da placa, que dizia entre outras palavras - com sua contribuição podemos escrever Cultura com “C” maiúsculo”.
A missa teve seu fim com a bênção do padre e com uma bela apresentação de dois grupos de folia, Irmãos Moreira, e da prata-da-casa Luz do Divino Espírito Santo, que cantou uma letra composta por Manoel Ramos, avô do novo mestre da folia, Allan dos Teclados, de 16 anos, que pelo visto sucederá o avô e professor.