O presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa, se reuniu ontem (14) com hoteleiros da Ponta Leste para apresentar a nova equipe da fundação e ouvir as reivindicações dos empresários daquele corredor turístico. Baseado nas informações dos empresários, Veníssius decidiu que os patrulheiros de turismo irão percorrer as praias de toda a cidade nos fins de semana para identificar os problemas e auxiliar os guardas de trânsito.
O encontro, que contou com a participação de turismólogos da fundação, é o primeiro de uma série, que Veníssius pretende promover com representantes dos corredores turísticos da cidade, hoteleiros, agências e prestadores de serviço. Veníssius afirmou que irá trabalhar para que Angra seja um pólo turístico ainda mais importante no cenário nacional.
- A idéia da TurisAngra é promover o intercâmbio entre os empresários do setor do Município, para que todos conheçam os atrativos da cidade e cooperem entre si. Muitas vezes, o dono do hotel ou da pousada não indica uma nova opção de lazer ou gastronomia simplesmente porque não conhece. Queremos mudar esse quadro e trabalhar para que os turistas passem mais tempo na cidade e sintam vontade de retornar-, explicou o presidente.
Planejamento – Para identificar os problemas e criar soluções que fomentem o turismo na cidade, uma equipe de planejamento foi criada na TurisAngra para realizar o mapeamento completo de todos os corredores turísticos da cidade. "Pensamos em um projeto grande para a cidade, mas temos que começar resolvendo os pequenos problemas. Para identificá-los, criamos uma equipe de planejamento, e nossos patrulheiros do turismo vão percorrer todos os pontos turísticos e praias da cidade,", contou Veníssius.
Patrimônio Histórico receberá investimentos
Uma das prioridades da nova gestão da TurisAngra, segundo o presidente, será a recuperação e manutenção do Patrimônio Histórico do Município, que agora é administrado pela fundação. "O patrimônio de Angra é um importante instrumento para fomentar o turismo. Por isso, o prefeito Tuca Jordão decidiu que a TurisAngra deveria administrá-lo", explicou Veníssius, minimizando a polêmica em torno do assunto.
- O movimento cultural de Angra é forte, e sabe que as prioridades da Cultuar devem ser os projetos e ações que permitam mais cultura para a cidade. Nossa intenção é garantir a estrutura dos bens imóveis, para que a equipe da Cultuar se preocupe apenas com as atividades. Mas sempre iremos trabalhar em conjunto, até porque a cadeira do Patrimônio Histórico no Conselho de Cultura está mantida", explicou Veníssius, salientando que todos têm que pensar no governo como uma coisa só, não existindo uma divisão. "Contamos também com a Secretaria de Atividades Econômicas, que irá criar alternativas que gerem emprego e renda em nossos monumentos históricos-, concluiu.