O secretário de Atividades Econômicas Alexandre Tabet está buscando, junto com sua equipe, melhorar as atividades do Porto de Angra dos Reis. Na sexta-feira, 16, representantes dos sete sindicatos se reuniram com o secretário, no Centro Cultural Theophilo Massad. Estiveram presentes o coordenador de Relação com a Indústria, Aurélio Moura, o gerente de Relação com a Área Portuária, Sérgio Cabral, o gerente de Docas, Francisco José de Almeida, e o subsecretário de Indústria, Comércio e Serviço Gustavo Meira.
Durante algumas horas, as dicussões foram direcionadas no sentido de acertar os pontos, que eles, os trabalhadores, acham essenciais para que haja garantias de uma maior atividade portuária. A falta de dragagem do porto e de um terceiro berço, as más condições da rodovia e da ferrovia, além da falta de regularidades nas operações de cargas, foram algumas das conversas da pauta. A intenção da Prefeitura é, cada vez mais, fortalecer essa atividade no município.
-Queremos ouvir as ideias e as necessidades dos trabalhadores. O porto já foi um grande movimentador da economia do município, e pretendemos com a parceria da categoria buscar aternativas e estabelecer contatos para resolver questões que são básicas para a sobrevivência desta atividade-disse o secretário Alexandre Tabet.
Ao final do encontro ficaram estabelecidas algumas ações que a Prefeitura buscaria agilizar, como: pedido de liberação ao governo federal da verba do Plano de Aceleração Econômica (PAC), que será utilizada para dragar o porto; solucionar a questão do ramal rodoviário e ferroviário junto aos órgãos responsáveis; buscar a renúncia fiscal para trazer cargas de cevada e malte; e procurar parceria para a construção do terceiro berço. Uma nova reunião acontecerá no dia 9 de fevereiro.