Trânsito, mudanças a vista

Medidas estão sendo tomadas para a ordenação do trânsito de Angra

Segunda-Feira, 19/01/2009 | .

 

Devido ao aumento na quantidade de turistas que vêm para Angra dos Reis no verão, o número de veículos que trafegam aqui tem um significativo aumento. Os problemas no tráfego, portanto, se tornaram inevitáveis, e as medidas para a sua ordenação estão sendo tomadas emergencialmente. A longo prazo, estudos estão sendo feitos para o redimensionamento e resolver essa situação.

A Subsecretaria de Transporte e Trânsito está trabalhando efetivamente para realizar as mudanças e amenizar a dificuldade em encontrar vagas no centro da cidade. Segundo o Detran, são 33 mil veículos registrados circulando nas ruas, e na alta-temporada esse número é triplicado.

A primeira medida tomada pelo prefeito Tuca Jordão e pelo secretário de Governo e Defesa Civil Carlos Alexandre Soares foi a extinção das vagas oficiais. Um estudo foi feito e chegou-se à conclusão de que com essa medida, cerca de 25 vagas rotativas estariam disponíveis para a população, um aumento de 5% na quantidade. – Abrir mão dessas vagas foi uma mostra de que todos podem colaborar para a qualidade no trânsito – afirma o subsecretário de Trânsito Robson de Oliveira Andrade.

O problema dos carros sucateados, que ocupam as vagas em frente à delegacia de polícia, segundo Robson, já está sendo solucionado também. As sucatas serão retiradas para um terreno na Japuíba e ficarão sob a responsabilidade da 166ª DP, o que representa um aumento de vagas no Centro. – Não existe milagre, mas pode-se minimizar o problema – responde o subsecretário, quando questionado sobre o caos da falta de vagas para estacionamento.

O aterro do Carmo, que é propriedade da Cia. Docas, é sempre utilizado para estacionamento nos feriados e na alta-temporada. E já está sendo negociado o uso do local para o carnaval, e como foi no Réveillon, a parceria com a TurisAngra está sendo essencial para essas negociações.

Outro projeto do governo Tuca Jordão é a construção dos terminais rodoviários nos bairros. Em breve será inaugurado o Terminal de Jacuecanga, que será um projeto-piloto e que, certamente, será estendido a outras localidades. Isso desafogará a concentração dos ônibus na Avenida Júlio Maria nos horários de pico. Também vai ser revista toda a sinalização nos pontos, visando facilitar o uso do transporte coletivo para os angrenses e os turistas, que frequentemente reclamam da falta de placas indicativas com os horários e itinerários.

Estimular o uso de outros tipos de transporte, a fim de desafogar o trânsito de carros é um desafio para a adminsitração pública. A bicicleta, meio de transporte muito usado em países europeus, por exemplo, deveria ser mais utilizada por aqui. No governo do ex-prefeito Fernando Jordão foi aprovada na Câmara Municipal uma lei, de autoria do atual vice-prefeito Essiomar Gomes, para a construção do Bicicletário Municipal. E ciclovias, como a da Praia da Chácara e s da região do aeroporto, já estão prontas e servindo à população. Segundo Robson, no Perequê existem 10 mil bicicletas circulando e em Jacuecanga, quase 6 mil. Um número significativo para que a prefeitura invista em mais ciclovias e no ordenamento desse meio de transporte, preparando os que trabalham no trânsito para operarem na cidade.

A educação para o trânsito é o grande plano para a administração atual. Os investimentos para a qualificação dos agentes e a conscientização da população (pedestres e condutores) serão um compromisso da subscretaria. – O trânsito somos todos nós, cada cidadão tem que reconhecer sua importância, porque a qualidade de vida de uma cidade passa pelo trânsito.

O Angra Rotativo, sistema de vagas regulamentado pelo poder público, em que é cobrada uma taxa de R$ 1,00 a cada duas horas, continua funcionando. Toda a arrecadação é repassada para o Hospital Codrato de Vilhena. O que reafirma que as mudanças propostas para o nosso trânsito visam torná-lo mais humano.

Secretarias relacionadas: