As ações de combate à Dengue continuam sendo intensificadas pela Prefeitura de Angra dos Reis, mesmo após o município ser considerado pelo Levantamento de Índice Rápido de Infestação (LIRA), do Ministério da Saúde, como área de “baixo risco”.
Neste fim de semana, os mutirões de combate e conscientização vão acontecer na quinta, dia 22, nos bairros da Ribeira, Morro das Velhas e Porteira (manhã) e em Jacuecanga (tarde). No dia 23 as operações voltam a acontecer em Jacuecanga (manhã) e na tarde, o combate será em toda a Monsuaba. No sábado, dia 24, os agentes estarão atuando nos morros do Centro (manhã) e no Parque das Palmeiras (tarde). No domingo, dia 25, o mutirão será realizado em todo o bairro do Marinas, incluindo os morros.
As atividades de combate à dengue são coordenadas pela Fundação de Saúde (Fusar) e realizadas por equipes de Agentes de combate que atuam regularmente do Parque Mambucaba a Garatucaia e nas praias da Ilha Grande, com serviços de fumacê, visitas domiciliares e mutirões. Os serviços são efetuados com o apoio de diversas secretarias municipais.
Durante as atividades, para evitar a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, a Prefeitura conta com carro-fumacê, caminhões, retroescavadeira e bombas costais. Também trabalha com o apoio de agentes da Defesa Civil para vedação de depósitos como caixas d‘água, que são consideradas como macrofocos, e em parceria com fiscais da Vigilância Sanitária Municipal para notificar e intimar os moradores quando forem encontradas irregularidades ( presença de focos do mosquito). O município também conta com a parceria da Polícia Militar para fiscalizar e entrar em locais onde existir resistência por parte dos habitantes.
A colaboração da população para evitar a doença é de suma importância. Por isso é cada morador deve continuar fiscalizando o interior de suas residências e mantendo os quintais sempre limpos. Deve também ficar alerta para não deixar que focos se instalem perto de suas residências.