Se reuniram nesta segunda-feira, 19, na Prefeitura Municipal, o prefeito Tuca Jordão e uma comitiva da Caixa Econômica Federal. A temática da reunião foi a apresentação formal de uma parte da equipe do governo aos representantes da Caixa, banco responsável pelo financiamento de grandes obras no município.
Foi acordado e discutido o início do PAR (Projeto de Arrendamento Residencial), que nos próximos 40 dias já começará a todo vapor. Esse projeto é uma parceria da prefeitura, que doou os terrenos para a construção de 400 unidades residenciais em Monsuaba às pessoas de baixa renda, com a Caixa, que facilitará o financiamento dos apartamentos. Depois o projeto terá sua continuidade com o Finis (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social).
– Esse será o primeiro de muitos projetos habitacionais que iremos trazer para Angra dos Reis, pois foi um compromisso que assumi com a população durante a campanha – afirma o prefeito Tuca Jordão, que é um bom conhecedor do problema habitacional, já que é ex-secretário da Obras e não medirá esforços para amenizar o déficit habitacional.
Os convênios de todo o município com o banco foram o outro assunto abordado na reunião. Foi feita uma averiguação das pendências e constatou-se que o município é um dos poucos a estar em dia com o Cauc, que visa a regularização fiscal. Por causa da inadimplência, muitos municípios perderam contratos de financiamento para a realização de projetos.
A discussão girou em torno também das obras do PAC e do financiamento relacionado às obras do esgotamento sanitário do Centro da cidade, que será em torno de R$ 20 milhões, em três contratos, que ainda está sendo analisado pela Caixa Econômica Federal.
O prazo de assinatura para os convênios será até o dia 27 de fevereiro. E no dia 21, quarta-feira, o prefeito Tuca Jordão estará em Volta Redonda com o secretário Leonardo Corrêa para uma teleconferência com a ministra Dilma Russef, diretamente de Brasília, sobre assuntos relacionados às obras do PAC.
Participaram da reunião o vice-prefeito Essiomar Gomes o secretário de Obras e Habitação Leonardo Corrêa da Silva, o subsecretário de Habitação Ari Bernardo, o presidente do Saae Carlos Alberto Marcatti, o representante da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal Fernando Rabelo, o gerente de serviços da Redur (que abrange a superintendência de 29 municípios do sul do estado) Geraldo José e os gerentes da agência da Caixa de Angra, José Mauro e Marcela Siqueira.