O Cais dos Pescadores, em frente ao Convento do Carmo, receberá a partir deste mês uma fiscalização diária para que o espaço seja mantido limpo e organizado, conforme rege o Decreto Municipal 1572/LO de 28/12/98 que regulariza a carga e a descarga no local. A informação foi dada pelo secretário de Meio Ambiente de Angra, Ricardo Tabet, durante operação conjunta de ordenamento realizada pela Prefeitura de Angra, através das Secretarias de Meio Ambiente, Obras, Atividades Econômicas, Gabinete e Ação Social, na manhã do dia 20.
A operação, que contou com o apoio da Polícia Militar, ocorreu sem transtorno, e as medidas de ordenamento iniciadas imediatamente mudaram, para melhor, o quadro local, proporcionando mais espaço para os pedestres, para carga e descarga de pescado, o embarque e desembarque de moradores das ilhas e para o trânsito de turistas.
Todos os ambulantes irregulares que estavam comercializando no cais, desde pescado a pastéis, atenderam a solicitação dos fiscais da Prefeitura e desocuparam a área. A barraca de venda de pescado retirou o excesso de tabuleiros, as lonas extras e os isopores, e passou a comercializar na bancada original permitida e doada pela Subsecretaria de Pesca da Prefeitura, que comporta dois tabuleiros.
Os proprietários de caminhões de distribuição de mercadorias diversas como gás, gelo, gêneros alimentícios e diversos outros, que ficavam estacionados por horas no local, também foram comunicados de que não poderão continuar com esta prática e se retiraram, atendendo solicitação dos fiscais. Carros sucateados que funcionavam como depósitos também foram retirados.
Ainda na área, a Prefeitura fez nova sinalização para o trânsito, e os operadores atuaram orientando os donos de veículos para respeitarem as regras legais de carga e descarga. Todo entulho e equipamentos diversos, que estavam obstruindo as passagens, foram retirados do espaço e a Prefeitura também fez poda em diversos arbustos que estavam funcionando como abrigos para a população de rua. Equipes da Secretaria de Ação Social estiveram no local para intensificar o trabalho de ajuda a esta população.
Implantado ponto de descarte de lixo para manter cais e mar limpos
Dentro do ordenamento do espaço físico do Cais dos Pescadores, também foi implantado um ponto de descarte para lixo reciclável e orgânico, produzido nas embarcações e pelos frequentadores do espaço. Junto com o ponto de descarte, a Secretaria de Meio Ambiente contará com o serviço permanente de Agentes Ambientais, que ficarão permanentemente no local para conscientizar pescadores, marinheiros e passageiros sobre a necessidade de colaborar com a preservação do meio ambiente.