Os principais representantes das Secretarias de Saúde de Rio Claro, Mangaratiba e Paraty se reuniram nessa terça-feira, 20, com o presidente da Fusar Adilson Bernardo. A pauta da reunião foi a criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baía da Ilha Grande e Rio Claro e a indicação do nome de Adilson para vice-presidente regional do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde) da região da Baía da Ilha Grande e Rio Claro.
O Estado do Rio tem nove regiões e a indicação do nome do presidente da Fusar para um subconselho é um pontapé inicial da prefeitura de Angra visando trazer para a cidade mais recursos para a área da saúde. O apoio de Mangaratiba, Rio Claro e Paraty é muito importante para o processo, e o nome de Roger Dias Campos, secretário municipal de Saúde de Mangaratiba, para suplente de Adilson Bernardo foi também aceito pelos demais presentes.
O Cosems tem como finalidade filtrar os projetos de saúde das prefeituras, analisá-los por meio de uma câmara técnica e em seguida, levá-los ao CIB (Comissão Intergestores Bipartite), que encaminha os projetos para uma discussão em Brasília para o SUS (Sistema Único de Saúde), que então libera as verbas federais destinadas para os investimentos.
– É de suma importância a minha participação direta no Cosems, porque todos os recursos do SUS passam por lá. Não terei remuneração, mas meu empenho está focado nos benefícios que traremos para o município – declara o presidente da Fusar. Segundo ele, a aprovação do prefeito Tuca Jordão nesta eleição é total.
Fusar investe na capacitação das recepcionistas dos postos de atendimento
Um projeto está sendo elaborado para a realização de cursos de capacitação das recepcionistas que trabalham nos postos de atendimento do município. O presidente da Fusar declara que medidas terão que ser tomadas urgentemente para que a população receba um melhor tratamento dos funcionários públicos.
– Temos ouvido reclamações, e por isso decidimos investir nessa capacitação, pois as recepcionistas são a porta de entrada do atendimento público – finaliza Adilson Bernardo.