A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) continua com o trabalho de combate à proliferação do Aedes aegypti no nosso município com o apoio da Secretaria Municipal de Defesa Civil. Nesse ano, 2009, nenhum caso de dengue hemorrágica foi registrado, e todas as 71 suspeitas foram descartadas. Para realizar o controle da dengue, um cronograma com atividades relacionadas em todas as regiões já estão acontecendo e seguirão até março.
O serviço de fumacê está sendo realizado em parceria com a Defesa Civil, que cedeu um veículo para acoplamento da máquina. Visitas domiciliares, para a notificação de possíveis focos geradores do mosquito, estarão acontecendo nas quartas, quintas-feiras e nos finais de semana. As praias da Ilha Grande também receberão o mutirão. Fiscais da Vigilância Sanitária estão acompanhando essas visitas, a fim de intimar a população para a gravidade de irregularidades que contribuem para o aumento dos focos geradores do mosquito.
– A realização do serviço de vedação de depósitos (capas de caixa d‘água) continua acontecendo e tem sido de grande importância, visto que as caixas d‘água são possíveis macrofocos do Aedes aegypt – comenta Leonardo de Freitas Almeida, coordenador de Fatores Biológicos da Fusar.
Estas atividades têm por objetivo a conscientização de quanto se pode fazer para diminuir a incidência da doença na cidade. E o apoio da Secretaria de Serviço Público junto à campanha está sendo imprescindível.
Neste final de semana, 31 de janeiro e 1º de fevereiro, o morro do Abel e Carioca serão contemplados com o mutirão, e na próxima semana, as visitas acontecerão na Japuíba, no sábado, 7, e no domingo, 8 de fevereiro.