Mais carga para o Porto

Expectativa da Secretaria de Atividades Econômicas é de que a carga da CSN seja movimentada no Porto de Angra

Quarta-Feira, 28/01/2009 | .

 

O secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet, reuniu-se na segunda-feira (26) com representantes do setor portuário para buscar meios de aumentar as atividades do Porto de Angra dos Reis e, com isso, ampliar a captação de recursos. Estavam presentes representantes da Companhia Docas e da Sepetiba Tecon, empresa da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), além de Aurélio de Moura, coordenador de Relação com a Indústria e Sérgio Cabral, gerente de Relação Portuária.

O objetivo principal da reunião foi discutir a possibilidade de trazer para o Porto de Angra a carga da CSN que atualmente é movimentada pela Sepetiba Tecon, no complexo portuário de Sepetiba, enquanto a Sepetiba Tecon estiver concluindo obras de ampliação de seu terminal. A previsão é de que as obras durem 18 meses. Durante este período, a carga de material siderúrgico da CSN passaria por Angra dos Reis.

Um dos principais obstáculos apontados pelos portuários para a transferência é o custo da tarifa ferroviária para o transporte da carga até o porto, mas o representante da Sepetiba Tecon, Dênis Salgado Figueira, fez elogios ao Porto de Angra.

- O que o empresário quer é eficiência e baixo custo. Eficiente nós sabemos que o Porto de Angra é.

O secretário Alexandre Tabet mostrou-se otimista com o resultado da reunião.

- Buscar essa carga é uma boa forma de fazermos movimentar o porto, que é do que ele precisa, e podemos conseguir que ela continue a passar por Angra dos Reis, mesmo depois do período das obras da Sepetiba Tecon - Concluiu Tabet.

No ano de 2007, a Sepetiba Tecon bateu recorde de movimentação no complexo portuário de Sepetiba com 1 milhão de toneladas, incluindo diversos produtos como milho, trigo e principalmente material siderúrgico da CSN.


Secretarias relacionadas: