Prefeitura cria ecoponto pneu

Espera-se que cerca de 4 mil pneus sejam deixados no galpão por mês

Quinta-Feira, 05/02/2009 | .

Mais um instrumento foi criado em Angra dos Reis, através da Fusar, para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, abriu um ecoponto pneu, no Balneário. O ecoponto pneu, motivado pela parceria com a Fusar, mais a vedação de caixas d´água, realizada pela Secretaria de Governo e Defesa Civil e ainda o recolhimento de material nas comunidades, realizado pelo Serviço Público, fecha um ciclo de ações que eliminam do município 90% dos focos do mosquito que causa a dengue.

Logo na abertura do espaço, que é usado pela secretaria para guardar material apreendido por irregularidades e também de consumo próprio, dois comerciantes de pneus descartaram os usados no galpão, que fica na rua Coronel Otávio Brasil, Nº 253.

-Além dos pneus, o galpão receberá material tecnológico como computadores e seus componentes. A nossa intenção, que tem a parceria com a Fusar, é retirar das ruas o material que serve como criadouro do mosquito, e ainda proteger o meio ambiente-disse o coordenador de Resíduos Sólidos, Fábio Jordão, lembrando que o galpão receberá o material de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Qualquer pessoa poderá deixar pneus no local.

Os comerciantes Jailson Teodoro dos Santos e Sidney de Lima Barbosa ficaram satisfeitos com a iniciativa da Prefeitura.

-Nós tínhamos uma preocupação muito grande com o descarte dos pneus. Agora, não preciso mais me deslocar para o Rio para fazer isso-disse Jailson, que tem uma borracharia e levou no próprio carro 20 pneus dos 70 que junta durante uma semana.

Já Sidney, conhecido com Tidy da New Wave, levou 100 pneus. Todo o material relativo a uma semana de trabalho.

-Nós brigamos muito por este espaço, ainda bem que a Prefeitura resolveu este problema. Eu ia sempre para Campo Grande levar os pneus, e isso gerava uma série de problemas. Além de evitarmos os focos do mosquito, ainda preservamos a nossa cidade limpa e o seu meio ambiente-falou Tidy.

Segundo a agente de Controle de Vetores da Vigilância em Saúde, Michele Máximo, em Angra dos Reis existem 80 estabelecimentos que lidam com esse tipo de material. São cerca de 4 mil pneus descartados por mês.

-Os pneus são armazenados no galpão. Lá, eles são borrifados com produtos que evitam o criadouro dos mosquitos. Depois, eles serão levados para um ecoponto em Itaguaí, regulado pela Associação Nacional da Indústria Pneumática, que dá uma destinação adequada ao material- falou Michele, que trabalha em conjunto com o diretor da Vigilância Ambiental, Márcio Laurindo. Ambos da Fusar.

Para dar maior respaldo à ação, a secretaria estará cadastrando os geradores deste produto. Segundo Fábio Jordão, eles receberão um selo que é o controle da participação nesta empreitada.

Essas ações são reforçadas com o trabalho da Fusar, que continua no combate à proliferação do Aedes aegypti no nosso município, com o apoio da Secretaria de Governo e Defesa Civil e Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos. Este ano, nenhum caso de dengue foi registrado.

O serviço de fumacê está sendo realizado em parceria com a Defesa Civil, que cedeu um veículo para acoplamento da máquina. Visitas domiciliares, para a notificação de possíveis focos geradores do mosquito, estarão acontecendo às quartas e quintas-feiras, e nos finais de semana. As praias da Ilha Grande também recebem a equipe. Fiscais da Vigilância Sanitária estão acompanhando essas visitas, a fim de intimar a população para a gravidade de irregularidades que contribuem para o aumento dos focos geradores do mosquito.

Estas atividades têm por objetivo conscientiza a população de quanto se pode fazer para diminuir a incidência da doença na cidade. E o apoio da Secretaria de Obras, através da Subsecretaria de Serviço Público junto à campanha está sendo imprescindível.

Neste final de semana, as visitas acontecerão na Japuíba, no sábado, 7, e no domingo, 8 de fevereiro.

Secretarias relacionadas: