O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, virá a Angra dos Reis neste sábado, 7, para assinar a Lei de Incentivo à Indústria Náutica. A lei reduzirá a cobrança de ICMS de 25% para 7%. O prefeito de Angra, Tuca Jordão, receberá o governador, e a assinatura será às 10h, no estaleiro Keppel Fells. A Spirit Ferretti aproveitou esta facilidade e já vai se instalar no município em dois locais: na Marina Verolme e numa área, de cerca de 50 mil m², destinada pela Prefeitura à empresa, dentro do parque industrial náutico. O parque será criado em frente à Caputera, na Rodovia Mário Covas, antiga Rio-Santos.
A redução proposta incidirá, mais especificamente, sobre empresas voltadas para a construção de embarcações de esporte e recreio, como barcos personalizados, iates e lanchas. Com o incentivo fiscal oferecido pelo governo do estado e as facilidades oferecidas pela Prefeitura de Angra, como isenção do ISS e do IPTU, novas indústrias serão estimuladas a vir para o município, gerando mais empregos.
-A Carbrasmar, que tem uma fábrica no Rio, já sinalizou para sua instalação no nosso parque náutico. Ela gerará 50 empregos imediatos após a sua implantação. Estamos ainda em negociação com a Intermarine e também com outras empresas- adiantou o secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet.
A redução do ICMS gerou bons resultados para Angra, mesmo antes de o governador assinar a lei de incentivo fiscal. No mês de janeiro, o secretário Alexandre Tabet, conseguiu entendimento com a Spirit Ferretti, através do seu presidente no Brasil, Márcio Christiansen, e sua vinda para o município. A empresa náutica iria se instalar em Santa Catarina, mas optou por Angra atraída pelas facilidades fiscais. A previsão é que, em dois anos, a Ferretti gere até 600 empregos no município.
-As contrapartidas ainda serão negociadas com as empresas que se instalarem em Angra. Tudo será feito de acordo com a oferta de empregos-disse Alexandre Tabet.