Mudanças na parada dos ônibus

O objetivo é garantir a segurança da população e melhorar a circulação viária no Centro da cidade

Quinta-Feira, 05/02/2009 | .

A Subsecretaria de Transportes, através do seu Departamento de Transportes Públicos, fez alterações nas paradas dos ônibus nas ruas Júlio Maria e Dr. Coutinho, no sentido de saída do Centro. A nova determinação começa a vigorar a partir de segunda-feira, 16 de fevereiro.

Os ônibus que têm ponto de saída no Largo da Lapa (Circular, Japuíba- via Ribeira e Gamboa, Nova Angra, Jacuecanga, Monsuaba e Ponta Leste) só pararão no primeiro abrigo de passageiros na Rua Dr. Coutinho, em frente ao Condomínio do Carmo.

Com a nova determinação, fica terminantemente proibida a parada irregular dos ônibus com saídas do Largo da Lapa, que vem acontecendo na Rua Júlio Maria entre o Restaurante Verde Mar e o Posto dos Santos Reis.

As demais linhas com ponto de partida no trecho entre o Restaurante Verde Mar e o Posto Santos Reis (Marina, Banqueta, Belém, Retiro, Frade, Divisa Paraty, Divisa Rio Claro, Caputera e Divisa Mangaratiba) só pararão no segundo ponto da Rua Dr. Coutinho, em frente à Delegacia de Polícia. Os usuários deverão esperar seus ônibus nessas paradas.

-Pedimos à população compreensão. Estamos tentando melhorar o trânsito no Centro, e isso implica em algumas mudanças. Elas são necessárias para alcançarmos o nosso objetivo, que é o de oferecer mais segurança e conforto aos usuários do transporte coletivo- disse o secretário Alexandre

A fim também de melhorar o trânsito no Centro e ofertar mais segurança aos usuários do transporte coletivo, a Prefeitura de Angra tem um projeto para a retirada do ponto final dos ônibus da cidade. Essa iniciativa vai melhorar o fluxo dos veículos e acabar com o gargalo que se forma especialmente no Largo da Lapa.

O secretário de Governo e Defesa Civil, através da Subsecretaria de Transportes, Carlos Alexandre Soares, agendou um encontro com a diretoria da Viação Senhor do Bonfim para acertar os detalhes.

Um estudo também está sendo realizado pela prefeitura para aumentar o número de vagas para carros no Centro. Um convênio de cooperação está para ser fechado com o Judiciário, que tem cerca de 15 vagas cativas, principalmente na Rua Coronel Carvalho. A intenção é abrir essas vagas para a população, e, em troca, a prefeitura custearia o estacionamento para o Judiciário.

Segundo o Detran, são 33 mil veículos registrados, circulando, e na alta-temporada esse número é triplicado.

A primeira medida tomada pelo prefeito Tuca Jordão e pelo secretário de Governo e Defesa Civil Carlos Alexandre foi a extinção das vagas oficiais do município. Um estudo foi feito e chegou-se à conclusão de que com essa medida, cerca de 25 vagas rotativas estariam disponíveis para a população, um aumento de 5% das vagas

Abrir mão dessas vagas foi uma mostra de que todos podem colaborar para a qualidade no trânsito – afirma o subsecretário de Trânsito, Robson de Oliveira Andrade.



Secretarias relacionadas: