Predador em Angra dos Reis

Edição angrense da maior competição de vale-tudo do Brasil promete ser uma das grandes atrações de 2009

Sexta-Feira, 06/02/2009 | .

 

Angra dos Reis poderá sediar uma edição do Predador Figth Championship (PFC) ainda este ano. O evento de artes marciais é considerado o principal do gênero no Brasil, e em três anos de existência já passou por cidades como São Paulo, Santos, Belém, Ribeirão Preto, Pelotas etc., reunindo lutadores do Brasil e do exterior. A previsão é que a competição seja realizada na cidade em junho ou julho. Será a primeira edição do evento no Estado do Rio de Janeiro.

Nesta quinta-feira, dia 5, o subsecretário de Esportes e Lazer de Angra, Hudson Viana, reuniu-se com o produtor do PFC, Alessandro Renner, mais conhecido como Gaúcho, e com representantes locais de várias artes marciais na academia do mestre Cadena, do caratê. Além de Cadena, estavam presentes professores e lutadores de aikido, jiu-jítsu, taekwondo, luta livre e muay thai. Foram discutidos alguns detalhes sobre o evento e a possível participação de lutadores da região, para que os professores das modalidades possam garimpar e treinar talentos para a edição angrense do evento.

- A princípio, nossa idéia é usarmos lutadores das cidades do Sul Fluminense como Angra, Volta Redonda, Paraty e Barra Mansa. Daí faríamos um duelo do Sul Fluminense contra outro lugar – disse o subsecretário Hudson. Gaúcho sugeriu os argentinos como adversários e destacou a importância do evento.

- Em todas as cidades pelas quais o Predador passou, as academias ‘bombaram‘ de praticantes. É gente de todos os perfis que decide praticar uma modalidade. Desde o garoto que vê o evento e pede ao pai para entrar na academia até a namorada de alguém, que fica interessada em alguma arte marcial ou apenas quer praticar uma atividade física, pois trata-se de um evento de esporte – disse o produtor.

Hudson Viana ressaltou que trazer o PFC para Angra dos Reis é uma idéia antiga, que pode estimular a prática de esporte na cidade e também desmistificar a imagem negativa que alguns têm do mundo das artes marciais – Hoje é tudo muito profissional. Não existe mais amadorismo – disse ele.

O PFC é uma competição de vale-tudo considerada porta de entrada para o famoso Ultimate Fighting Championship. Ambos são competições de artes marciais misturadas (MMA – do inglês, mix martial arts). Geralmente as lutas são disputadas em um octógono, espécie de ringue de oito cantos, em três assaltos de cinco minutos. Lutadores renomados como Jorge Patino “Macaco”, Gustavo Ximu e Thiago Silva já lutaram no Predador. Três atletas de Angra participarão de uma seleção no centro de treinamento do lutador Rodrigo Minotauro, em Niterói, podendo ser incluídos na décima terceira edição do evento, em Franca (SP), no dia 21 de março. O subsecretário Hudson Viana irá à cidade paulista para assistir tudo.

Secretarias relacionadas: