O Cederj de Angra, que funciona no Polo Universitário Professor Jair Travassos, em Jacuecanga, realizou no sábado, dia 7, sua aula inaugural de 2009. O vice-prefeito Essiomar Gomes e a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, estiveram presentes. A novidade para este ano é o curso de Turismo, que se junta aos outros cursos de graduação já existentes como Física, Química, Pedagogia, Ciências Biológicas, Técnico em Sistemas de Computação, Administração e Matemática. A unidade também possui cursos de extensão.
O vice-prefeito e a secretária deram boas-vindas aos muitos estudantes presentes, vários deles calouros com direito a rosto pintado. Ambos destacaram a importância do Cederj para o município.
- O Cederj evita que nossos alunos precisem sair de Angra e enfrentem horas de estrada para estudar – disse Essiomar. A secretária de Educação reforçou essa vantagem do Cederj ao lembrar seus tempos de universitária, quando estudava em Barra Mansa, e a dificuldade gerada pelas viagens.
- Mas o curso a distância é mais difícil que o presencial, pois exige disciplina – fez questão de lembrar.
Além da parceria com o Cederj, eles também destacaram as ações da Prefeitura de Angra na área de educação, como a inauguração de uma escola na Nova Angra, na última quarta-feira; a parceria com o Senac para a construção de uma pousada-escola, com cursos na área de turismo e hotelaria; e os esforços da prefeitura para trazer uma unidade do Cefet para Angra, que será construída ainda neste ano.
A rede pública de Angra conta com 66 unidades de ensino e aproximadamente 24 mil alunos. Esta semana, a secretária de Educação está em Brasília em busca de recursos e discutindo projetos com os ministros da Educação, Cidades, Esporte, e Ciência e Tecnologia.
O Cederj (Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro) é um consórcio formado por seis universidades públicas do estado (Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio) com o objetivo fundamental de democratizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade. O acesso aos cursos de graduação é por meio de vestibular. O estudante faz tanto o vestibular quanto todo o curso sem sair de sua cidade, através de um processo de ensino e aprendizagem semipresencial.
O professor do curso de Matemática, Vanderlei Resende, representante da UFF, fez elogios à unidade de Angra: - vejo a prefeitura incentivando o projeto. Aqui, nós temos uma estrutura muito boa – disse ele. O professor destaca que o ensino do Cederj não deixa nada a desejar em relação ao presencial.
- O Cederj é primordial para a política de expansão da educação à população sem acesso a ela. Nós temos um compromisso de manter o padrão de qualidade de nossas universidades de origem – ressaltou o professor, lembrando de seu compromisso com o padrão de qualidade da UFF.
Inaugurado em maio de 2004, o Cederj de Angra se tornou realidade graças à ação da prefeitura, que procurou o governo do estado para implantá-lo. É considerado o mais completo de todo o estado e possui mais de 2 mil alunos.