Educação é prioridade

A secretaria de Educação está traçando metas e cumprindo promessas essenciais para o crescimento de Angra

Terça-Feira, 10/02/2009 | .

Uma das prioridades do prefeito Tuca Jordão é transformar a educação de Angra dos Reis. Elevar o seu padrão com projetos sociais e desenvolver a consciência de cidadania nas crianças, para amanhã colher os resultados, é o que pretende a nova gestão.

 – O governo Tuca é o governo do cidadão, e eu não acredito em um caminho de crescimento de cidadania se não for o da educação. Precisamos investir e plantar para colher amanhã – essas são as palavras do prefeito Tuca Jordão, preocupado em trilhar o caminho da educação para tornar Angra dos Reis numa cidade melhor para se viver.

Baseada no ideal do governo Tuca Jordão, que é fazer da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e Esportes e Lazer uma secretaria de referência no seu mandato, é que a secretária Luciane Rabha está desenvolvendo projetos e metas para dar um salto de qualidade na educação do município e usá-la como espelho para o país.

A ordem de prioridades foi definida pelo prefeito e pela secretária, e a maior preocupação está focada no cuidado com as crianças que estão fora da escola. Para isso, uma reestruturação na rede, com a criação de novas turmas está sendo feita, e escolas como a do Frade (E. M. Prefeito José Luiz Reseck) , Belém (E. M.Tânia Rita de O. Teixeira) e Jacuecanga (E.M. Cornelis Verolme, que estarão funcionando no Polo Universitário) ampliaram seu quadro de alunos para atender mais 450 alunos. A E.M. Lomeu Bastos (Morro do Abel) também recebeu um anexo com seis salas, cedidos pela Coordenadoria do Estado, do antigo Grupo Lopes Trovão, para atender mais alunos.

A construção da escola E.M. Manoel Ramos, localizada na Nova Angra, com capacidade para 350 alunos, foi uma conquista para o início do ano letivo e, prioritariamente, os alunos da comunidade local foram matriculados. 

Para o transporte escolar, nos locais de difícil acesso, a rede municipal de educação contava com cinco ônibus e, em 2009, foram adquiridos mais dois, totalizando sete, para atender os alunos.

A aquisição e entrega das 65 copiadoras para todas as unidades escolares da rede já aconteceu nessa semana, e a entrega simbólica delas foi feita na E.M. Raul Pompéia, no dia 4, na Monsuaba, a que o prefeito Tuca Jordão esteve presente e um café da manhã foi servido aos presentes.

A Semana da Capacitação para os 405 novos concursados da rede de educação foi outro evento que marcou o início de 2009. Oficinas, palestras, city tour e corredor cultural marítimo foram realizados com os novos funcionários para capacitá-los, a fim de afiná-los com os objetivos da Secretaria.

A retomada do convênio Cefet, que já estava perdido para Itaguaí, foi uma conquista do prefeito e da secretária Luciane Rabha, quando estiveram em Brasília e mostraram a iniciativa e interesse do município em abrigar uma unidade. As primeiras turmas começarão a estudar em agosto e os cursos serão: Eletromecânica, Turismo e Pesca. 

O Morro da Cruz, receberá na sua unidade escolar, o 1º Telecentro da Cidade, que já estará em funcionamento no primeiro semestre ,e em breve será inaugurado. Esse projeto, inclusive, será discutido em Brasília, no dia 11, quando a secretária estará em uma reunião com o ministro da Educação, sobre o PAR (Plano de Ação Articulado), onde as ações que as secretarias municipais de educação deverão tomar para o direcionamento dos investimentos do Fundeb serão apontadas.

A promessa de campanha do prefeito para a educação, que seria a Educação Integral, já está prestes a acontecer. Serão inaugurados dois polos para atender as crianças em período integral, na Monsuaba e no Perequê.

Metas para a educação

Construção de novas unidades

As obras na  E.M. Santos Dumont, na Japuíba, já começaram e 25 salas de aula estarão disponíveis para atender a comunidade.
 O Cemanee (Centro de Educação Municipal de Atendimento às Necessidades Especiais) será inaugurado em junho, na Japuíba, também.
 Uma nova unidade escolar no Morro do Carmo já está em construção, e é objetivo da secretaria revitalizar todas as escolas da rede municipal.

Projetos em parceria com a Eletronuclear

A proposta para a uniformização dos alunos da rede municipal de educação com kits escolares contendo: uniforme (verão e inverno), tênis, material escolar e material de higiene pessoal, foi encaminhada para a empresa, que está analisando a viabilização do investimento.
 A informatização das unidades escolares e a inclusão digital dos professores foi outro projeto encaminhado, e a aquisição de laptops para eles é uma meta a ser atingida.

Projeto Casa do Educando

 Será uma casa para atender alunos usuários de drogas e alunas grávidas. Serão oferecidos atendimento psicológico, médico e cursos com capacitação profissional. Com o objetivo de evitar a evasão escolar e promover uma valorização pessoal, resgatando a identidade do aluno e diminuindo a taxa de natalidade no município, na faixa etária de 12 a 19 anos.
 Este projeto, além de estar contando com a parceria da Eletronuclear, estará recebendo investimento da Uerj, que com o projeto Diversidade e Sexualidade está articulando com mais outros dois municípios do Estado (Queimados e Paraty) a assinatura com os secretários municipais e prefeitos, no dia 11 de março, no auditório da universidade.

Ensino superior

Serão ofertadas vagas no pré-vestibular social do Cederj, que já conta com os cursos: Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia, Turismo, Tecnologia de Sistema de Computação, Administração; além dos cursos de complementação e extensão, como o de Empreendedorismo. A aula inaugural foi no dia 7 de fevereiro e o polo já conta com 2340 alunos, sendo um dos maiores do país.
 A ampliação da parceria com  a UFF está em andamento. Novos cursos serão oferecidos este ano: Gestão Pública e Hotelaria, e a negociação para a vinda do curso de Engenharia está sendo realizada.

Escola Técnica

 A parceria Senai - Firjan está acontecendo, e cursos profissionalizantes de extensão: Desenho Técnico e Tubulação Naval para a Área Industrial serão oferecidos no Polo Universitário.

Esportes

No carnaval, serão organizadas atividades de Esporte e Lazer na comunidade do Abraão para as crianças. Haverá um investimento na revelação e formação de novos talentos esportivos no município,  e a realização dos jogos estudantis está prevista para julho.

Secretarias relacionadas: