A comunidade do Morro da Carioca elegeu nessa terça-feira, 10, o seu comitê comunitário, que irá acompanhar, em parceria com os órgãos municipais, as ações de melhorias traçadas ao longo do Programa Comunidades de Angra. Os moradores compareceram em peso a essa que foi a nona reunião com os agentes do programa, realizada na associação de moradores. A primeira-dama Alessandra Jordão esteve presente.
A eleição foi acalorada e, conforme determina o regulamento do programa, cada participante pode votar em 10 pessoas. Trinta e seis moradores receberam votos e, desses, os dez mais votados formaram o comitê, que também contará com dois representantes da prefeitura: Pedro França e Luciene Rabha, ambos agentes do programa.
- A união faz a força. Não adianta só o comitê agir daqui para frente. Nós precisamos da união de todos os moradores, mesmo os que não são do comitê – exaltou Luciene, que destacou os resultados alcançados pelo programa em outras comunidades anteriormente visitadas: - vamos fazer o que for possível para desenvolver as ações planejadas, assim como tem sido no Morro da Caixa D‘Agua, Monte Castelo, Morro da Fortaleza e Morro do Tatu.
Os membros eleitos foram divididos por temas como questões urbanas e meio ambiente; saúde e assistência social; educação, cultura, esporte e lazer; trabalho e renda; e juventude. O comitê comunitário do Morro da Carioca ficará responsável pelo monitoramento das 88 ações planejadas pela comunidade.
O Programa Comunidades de Angra é mais uma iniciativa da prefeitura para conhecer melhor a realidade e as necessidades dos moradores do município. Através dele, as comunidades expõem seus problemas e, junto com os agentes, traçam estratégias para as soluções.
O programa define o comitê comunitário como uma instância de gestão compartilhada, um canal de relacionamento entre a comunidade e a prefeitura e demais parceiros. Essa instância será a ferramenta fundamental para a comunidade estabelecer um diálogo com a prefeitura, embasando o planejamento de seus órgãos públicos municipais, participando da implantação das ações planejadas e da revisão periódica do plano de ações, contribuindo para a proposição de novas ações. Além do compromisso assumido pela prefeitura, o comitê comunitário deve assumir o conceito de co-responsabilidade, entendendo que a comunidade também é responsável por seu futuro, e, por isso, deve buscar formas de realizar aquilo que foi planejado, seja através da prefeitura, da busca por outros parceiros ou por iniciativa própria