Morro da Carioca elege comitê

O comitê faz parte do Programa Comunidades de Angra e será responsável por monitorar as ações de melhorias

Quarta-Feira, 11/02/2009 | .

 

A comunidade do Morro da Carioca elegeu nessa terça-feira, 10, o seu comitê comunitário, que irá acompanhar, em parceria com os órgãos municipais, as ações de melhorias traçadas ao longo do Programa Comunidades de Angra. Os moradores compareceram em peso a essa que foi a nona reunião com os agentes do programa, realizada na associação de moradores. A primeira-dama Alessandra Jordão esteve presente.

A eleição foi acalorada e, conforme determina o regulamento do programa, cada participante pode votar em 10 pessoas. Trinta e seis moradores receberam votos e, desses, os dez mais votados formaram o comitê, que também contará com dois representantes da prefeitura: Pedro França e Luciene Rabha, ambos agentes do programa.

- A união faz a força. Não adianta só o comitê agir daqui para frente. Nós precisamos da união de todos os moradores, mesmo os que não são do comitê – exaltou Luciene, que destacou os resultados alcançados pelo programa em outras comunidades anteriormente visitadas: - vamos fazer o que for possível para desenvolver as ações planejadas, assim como tem sido no Morro da Caixa D‘Agua, Monte Castelo, Morro da Fortaleza e Morro do Tatu.

Os membros eleitos foram divididos por temas como questões urbanas e meio ambiente; saúde e assistência social; educação, cultura, esporte e lazer; trabalho e renda; e juventude. O comitê comunitário do Morro da Carioca ficará responsável pelo monitoramento das 88 ações planejadas pela comunidade.


O Programa Comunidades de Angra é mais uma iniciativa da prefeitura para conhecer melhor a realidade e as necessidades dos moradores do município. Através dele, as comunidades expõem seus problemas e, junto com os agentes, traçam estratégias para as soluções.

O programa define o comitê comunitário como uma instância de gestão compartilhada, um canal de relacionamento entre a comunidade e a prefeitura e demais parceiros. Essa instância será a ferramenta fundamental para a comunidade estabelecer um diálogo com a prefeitura, embasando o planejamento de seus órgãos públicos municipais, participando da implantação das ações planejadas e da revisão periódica do plano de ações, contribuindo para a proposição de novas ações. Além do compromisso assumido pela prefeitura, o comitê comunitário deve assumir o conceito de co-responsabilidade, entendendo que a comunidade também é responsável por seu futuro, e, por isso, deve buscar formas de realizar aquilo que foi planejado, seja através da prefeitura, da busca por outros parceiros ou por iniciativa própria

Secretarias relacionadas: