O prefeito Tuca Jordão esteve reunido com o ministro dos Portos, Pedro Brito, nesta segunda-feira, 9, para tratar da dragagem do Porto de Angra dos Reis. A dragagem é uma reivindicação antiga dos trabalhadores portuários e dos sindicatos da categoria. A ação aumentará a profundidade dos berços do Porto, possibilitando a atracação de navios de maior calado.
De acordo com Tuca, o ministro Pedro Brito se comprometeu a iniciar o processo licitatório, que será realizado pelo próprio Ministério dos Portos, até o próximo dia 31 de maio.
– Estamos trabalhando muito para revitalizar o Porto da cidade. Meu sonho é ver o Porto operando a maior quantidade de cargas possível, além de ser utilizado para o offshore e o turismo – declarou Tuca.
Para tornar o sonho realidade, o prefeito fez uma explanação sobre o projeto de revitalização da frente da cidade ao ministro Pedro Brito. As negociações com a Cia. Docas devem começar o mais rápido possível e, segundo Tuca Jordão, o desejo é que tudo seja feito de acordo com as necessidades de ambas as partes.
– Nós queremos chegar a um denominador comum, de forma que todos saiam satisfeitos. O Porto de Angra tem tudo para atuar firme nestas três áreas e isso será fundamental para a economia do município – falou Tuca Jordão.
Segundo o ministro Pedro Brito, o processo de dragagem do Porto de Angra já possui a licença ambiental e uma verba de R$ 5 milhões oriunda do PAC – Plano de Aceleração do Crescimento. Falta agora aguardar os trâmites burocráticos. A previsão é que até o dia 31 de maio aconteça a publicação do edital de licitação para a obra.
– Eu entendo perfeitamente a preocupação do prefeito Tuca Jordão em relação ao Porto de Angra dos Reis. Além de ser um dos principais pilares da economia do município, o Porto poderá entrar em uma nova era ao agregar novos serviços, especialmente nas áreas de offshore e turismo. A dragagem é apenas um dos muitos passos a serem dados – afirmou o ministro.
Aproveitando o encontro, o prefeito mostrou o projeto do terminal pesqueiro de Angra dos Reis.
Além de Tuca Jordão, estiveram presentes ao encontro com o ministro o secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet, o Gerente de Relações Portuárias, Sérgio Cabral, o Coordenador de Relação com a Indústria, Aurélio de Moura e o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário do Governo Federal, Fabrizio Pierdomenico.