O Centro Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), que faz parte da Divisão de Proteção Especial de Média Complexidade da Secretaria de Ação Social, trabalha visando resgatar vínculos familiares que estejam rompidos parcialmente. Inaugurado em março de 2006, o centro, que funcionava na Rua do Comércio, 352, está agora sediado na Rua Dr. Orlando Caldellas, 183, no Parque das Palmeiras.
A mudança, prevista desde o ano passado, começou em dezembro e proporciona à população um melhor atendimento. Segundo a secretária Célia Jordão, o crescimento do número de grupos, que funcionam no centro tem que acompanhar o ritmo de qualidade impresso na secretaria.
No espaço são oferecidos atendimentos jurídico e psicossocial para mulheres, idosos, crianças, adolescentes e jovens que tenham seus direitos violados, através de quaisquer tipos de violência seja doméstica, sexual, de abandono e outras mais.
A mudança beneficiou o Conselho Tutelar, que passou a ocupar o espaço da Rua do Comércio desde janeiro e poderá oferecer um melhor atendimento a população.
De acordo com a coordenadora do projeto, Ana Paula Martinez, o aumento dos atendimentos no Creas (só em janeiro, foram 580 pessoas) levou a secretaria a procurar um novo local para abrigar os 29 grupos específicos (de pais, infantil, adolescente, crianças abusadas, mulheres e seu corpo, oficina de bijuteria, artesanato, entre outros).
Esses grupos visam a ressocialização e inserção comunitária das pessoas que precisam dos cuidados especializados da Secretaria de Ação Social. A exemplo disso, o Projeto RapSocializando, que tem ensinado valores aos adolescentes através do hip hop, trabalhando a autoestima e profissionalizando-os para o mercado de trabalho, na área de eventos, começou em janeiro e está sendo um sucesso entre a garotada.
Uma cozinha experimental também estará funcionando no local, oferecendo aulas de culinária e trabalhando valores de profissionalização às mulheres que perderam sua autoestima ao sofrerem qualquer tipo de violência.
Um aumento da equipe técnica também está previsto, segundo a secretária.
– Desde 2005, o trabalho vem crescendo, não apenas com as mulheres e crianças, mas com adolescentes e jovens também. Muitos projetos para integração social desses que sofreram perdas irreparáveis são extremamente necessários, e com o Creas temos as possibilidades do crescimento desse atendimento com qualidade – declarou Célia Jordão.
Plano Municipal de Medidas Sócio-Educativas
A secretária Célia Jordão falou acerca do plano que está sendo implementado este ano.
– É um conjunto de medidas que visa regulamentar o trabalho da Ação Social no município com o Ministério Público e a Vara de Família, estabelecendo regras, fluxos e cronogramas. Os detalhes serão consolidados em um só documento, o que legalizará muitas de nossas ações – declarou Célia.
Projeto Leite é Saúde
É um projeto dentro da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, que tem por objetivo prestar atendimento às crianças de seis meses até cinco anos e 11 meses, com o perfil de baixo peso e desnutrição. Serão doados 1,5 kg de leite à cada criança cadastrada como reforço da alimentação.
O projeto está funcionando desde janeiro e as crianças são cadastradas pelos Cras, que recebem o encaminhamento dos laudos feitos nos postos de saúde.
Para este ano ainda, a Secretaria de Ação Social também está estudando a viabilidade de um projeto para doação de cestas de hortifrútis para as crianças, tudo dentro da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.