Em defesa da vida, a Fusar entra em ação em mais um carnaval para prestar pronto-atendimento à população angrense. Para isso, uma estrutura extra estará à disposição dos foliões em diversos pontos da cidade.
A campanha chave para o carnaval é a preventiva de DST/Aids, que entra em ação durante todos os dias do feriado, oferecendo panfletos, distribuindo 90 mil preservativos e realizando um trabalho de conscientização. Uma equipe de 60 profissionais, distribuídos em todo o município, realizará um trabalho volante com diversos pontos estratégicos, como no Frade, Perequê, Vila Histórica, Monsuaba, Jacuecanga, Cantagalo, Japuíba e outros. Na Praia do Anil, uma tenda será montada com cerca de 10 profissionais capacitados e treinados para dar aos foliões informações necessárias sobre o uso do preservativo e dos riscos de contaminação.
O trabalho começará efetivamente a partir do dia 18, e até a quarta-feira de Cinzas, os bairros receberão constante monitoramento da equipe volante, por hora, em um veículo ou em um barco, atendendo as ilhas também. As praias do Aventureiro, Provetá e Araçatiba estarão dentro desse plano estratégico. A praia do Abraão terá um equipe de cinco pessoas no turno diurno e mais cinco para a noite.
Vale lembrar que esse trabalho de conscientização e distribuição de preservativos não acontece apenas no carnaval. Durante o ano inteiro a população recebe esse atendimento.
– Se o trabalho não acontecer durante o ano, não será uma ação no carnaval que vai resolver o problema – afirma o Superintendente de Vigilância Sanitária da Fusar, Diogo Ruiz.
Na Praia do Anil, neste ano, o diferencial está no atendimento que será feito, em sua maioria, por um casal, para evitar qualquer abuso ou constrangimento aos atendidos.
Estrutura para atendimento médico
A Fusar também estará colocando à disposição da população equipes extras para suprir a demanda dos foliões.
Na Praia do Anil, uma equipe composta por um médico, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem estará na Superintendência Regional do Estado, prestando pronto-atendimento, e uma ambulância estará 24h à disposição.
Nas praias do Provetá, Araçatiba e Aventureiro, em que há uma maior concentração de pessoas no feriado, uma equipe com médico, auxiliar de enfermagem e auxiliar administrativo estará de plantão. No Abraão, o plantão será dobrado e a equipe, também.
Para o Pronto-Socorro, um aumento na equipe foi planejado. Mais um ortopedista, cirurgião e clínico-geral estarão disponíveis, e mais duas recepcionistas foram chamadas por cada plantão.
A Vila Histórica de Mambucaba receberá mais uma ambulância e nos demais bairros, a estrutura será reforçada, se necessário.