O processo de despoluição da Praia do Anil entrou em mais uma importante etapa. A dragagem será efetivamente iniciada dentro de dias, quando o dique, construído no local, vai passar a receber os primeiros lotes dos 50 mil m3 de material a ser dragado. As obras, que estão sendo coordenadas pela Prefeitura de Angra dos Reis, através da Subsecretaria de Infraestrutura da Secretaria de Obras, estão previstas para serem concluídas dentro de quatro meses, informa o secretário de Obras, Leonardo Corrêa.
_ Já terminamos a primeira fase da obra, que foi a construção de um dique coberto com manta de gel membrana para receber a dragagem bruta da praia. No dique será separada a areia do lodo. A areia vai ser reaproveitada na orla e o lodo será transportado em uma barcaça com total segurança para as 17 milhas estipulada por lei para o bota-fora (local do despejo do material dragado). A empresa contratada para fazer este serviço optou por essa forma de dragagem porque é mais ecológica e segura, tornando o processo menos agressivo ao meio ambiente- explica o secretário.
Segundo o supervisor da obra, subsecretário de Infraestrutura, Vingle Martins, a prefeitura já tem todas as licenças para a conclusão da dragagem e fez as obras complementares necessárias.
_ Para começar os serviços de despoluição da praia, solicitamos as licenças e as obtivemos. Depois realizamos serviços complementares, como a captação dos esgotos, que eram despejados na praia. Hoje, através de duas elevatórias, todo esse esgoto está sendo bombeado para a estação de tratamento (ETE) do Balneário. Estamos também acompanhando as medições de balneabilidade da água que estão sendo feitas periodicamente pela Feema – explica Vingle.
A dragagem da Praia do Anil é resultante de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre a prefeitura e a Brasfel‘s, durante negociação da liberação da dragagem de uma área próxima ao estaleiro, em 2006.