Para suprir a demanda de alunos na rede municipal de educação, a Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esportes e Lazer está trabalhando com o objetivo de aumentar o número de salas de aula e diminuir o de crianças fora da escola.
A comunidade da Nova Angra será contemplada com a construção de uma nova unidade escolar. Através de uma emenda, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) liberou uma verba de R$ 500 mil para as obras, e a prefeitura entrou com uma contrapartida de R$ 430.998,78, quase a metade do valor liberado pelo Governo Federal.
A princípio, a escola terá quatro salas de aula, com possibilidade de ampliação, e funcionará, possivelmente, nos três turnos. Serão 12 turmas, o que significa mais crianças na escola.
As obras se iniciarão ainda em 2009, e terão a duração de cerca de um ano e meio.
Mesmo com o funcionamento da unidade escolar E.M. Manoel Ramos, que, com capacidade para 350 alunos, funciona desde o início do ano letivo, a iniciativa para suprir a demanda dos alunos na Japuíba e adjacências é uma meta da secretaria. Criar mais turmas em outras escolas da rede, como na E.M. Prefeito José Luiz Reseck, que atenderá mais 50 alunos; na E.M. Profª. Tania Rita de O. Teixeira com mais 100 alunos, e outras unidades, são exemplos de ações imediatas para a melhoria da educação no município.