O prefeito Tuca Jordão tomou posse na Diretoria Executiva da Associação Estadual de Municípios-RJ (Aemerj), no cargo de vice-presidente da Região Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande, para a gestão 2009/2010. A cerimônia aconteceu na quarta-feira, 18, no auditório da Fecomércio, no Flamengo. Na ocasião foi lançado o livro produzido pela Imprensa Oficial, “Além do Rio”, que faz o registro dos 91 municípios fora a capital do estado.
O governador do Rio, Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (presidente de honra da Aemerj), prefeitos, secretários estaduais e municipais, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades, estiveram presentes. Os secretários de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, e de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet, também participaram do evento.
Pela terceira vez, Vicente Guedes, prefeito de Valença, ocupa a presidência da instituição. O cargo foi passado pelo ex-presidente David Loureiro.
-A Aemerj tem um papel fundamental no desenvolvimento dos 92 municípios do nosso estado. A nossa proposta é garantir a integração de todos eles com os governos estadual e federal. Fazer o que for possível para o sucesso de cada município. Conto com a colaboração de cada prefeito - ressaltou Guedes, alertando os prefeitos para o fato de que eles devem investir no seu servidor público com o intuito de fortalecer a administração pública, oferecendo treinamento e preparação profissional.
O prefeito Tuca Jordão disse que ficou honrado de ter sido eleito para a associação.
-Fazer parte da associação é importante para todos os municípios do Médio Paraíba e principalmente para a nossa região. É o caminho para buscar parcerias a nível estadual e federal, visando o desenvolvimento das cidades. O Médio Paraíba e a Baía da Ilha Grande têm um número grande de municípios e uma população bastante expressiva. Elas terão peso político na associação-ressaltou o prefeito.
O governador Sérgio Cabral ressaltou a importância da parceria entre municípios, estado e governo federal para a realização de ações e anunciou planos para os municípios fluminenses. Entre eles, a criação de um programa, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), para financiar projetos considerados prioritários nas cidades do Estado.
- Vamos elencar as prioridades dos municípios e das regiões e fazer um banco de projetos. Sabemos que, muitas vezes, o governo federal tem o dinheiro para financiar, mas falta um bom projeto. Só assim as coisas poderão ser feitas com qualidade e sem custo para os municípios – antecipou o governador.
Na área da Saúde, Cabral destacou que vai propor uma reunião entre o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, prefeitos e secretários municipais para discutir as políticas do setor. O governador ressaltou, ainda, a necessidade da realização de parcerias na área de meio ambiente e de programas de qualificação de mão-de-obra.
Durante o encontro, o governador Sérgio Cabral reafirmou o seu compromisso com Angra dos Reis.
-A nossa parceria com o prefeito Tuca Jordão vai continuar. Incentivamos a indústria náutica a se instalar em Angra, com a assinatura da redução do ICMS, e assumimos o compromisso de preparar a mão-de-obra local com a implantação de escolas técnicas. Vamos levar para Angra muitos investimentos em parceria com o prefeito Tuca Jordão-declarou o governador.
A eleição da Aemerj ocorreu no dia 21 de janeiro na sua sede. A nova diretoria concorreu pela chapa Rio Unido e teve recorde de participação. Mais de 52 prefeitos estiveram presentes, além de 21 representantes entre secretários e vice-prefeitos. Também foram escolhidos: para vice-presidente, o prefeito de Mesquita, Artur Messias da Silveira, e secretário-geral, o prefeito de Bom Jardim, Afonso Henriques Monnerat.
Diretoria executiva da Aemerj gestão 2009/ 2010:
Diretoria Executiva
Presidente:
Vicente de Paula de Souza Guedes – prefeito de Valença
Vice-presidente:
Artur Messias da Silveira – prefeito de Mesquita
Secretário geral:
Affonso Henriques Monnerat Alves da Cruz – prefeito de Bom Jardim
Vice-presidente Região Metropolitana:
Max Rodrigues Lemos – prefeito de Queimados
Vice-presidente Região Serrana:
Joaquim Augusto Carvalho de Paula – prefeito de Cantagalo
Vice-presidente Região Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande:
Artur Otávio Scapin Jordão Costa – prefeito de Angra dos Reis
Vice-presidente Região Sul Fluminense:
Eduardo Ramos da Paixão – prefeito de Eng. Paulo de Frontin
Vice- presidente Região Norte Fluminense:
Carla Maria Machado dos Santos – Prefeita de São João da Barra
Vice- presidente Região Noroeste Fluminense:
Eliel Almeida Ribeiro – Prefeito de Italva
Vice-presidente Região das Baixadas Litorâneas:
Antônio Marcos de Lemos Machado – prefeito de Casimiro de Abreu
Conselho Fiscal
Presidente:
Laerte Calil de Freitas – Prefeito de Areal
1º- vice-presidente :
Maria das Graças Ferreira Motta – prefeita de Bom Jesus do Itabapoana
2º- vice-presidente:
Cláudio Mannarino – prefeito de Comendador Levy Gasparian
Suplentes
Gilson Nunes Siqueira – prefeito de Cardoso Moreira
Sílvio Abreu Daflon – prefeito de Cordeiro
Luiz Carlos Ferreira dos Reis – prefeito de Rio das Flores